Livro didático Português – Linguagens: questões de interpretação e emancipação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v44i2.16425

Palavras-chave:

Livro didático, Língua Portuguesa, Leitura, Questões de interpretação, Possibilidades emancipadoras

Resumo

O presente trabalho descreve o estudo analítico da coleção didática Português: Linguagens, de Cereja e Magalhães (2013), em específico, das atividades de leitura nela propostas com vistas a identificar as que guardam em suas proposições possibilidades emancipadoras. Com tal intuito, a análise dos volumes que compõem a coleção recaiu sobre as atividades de interpretação de texto, tendo por base a tipologia de questões sistematizadas por Marcuschi (2008). O processo analítico permitiu apreender que, na coleção estudada, as questões propostas para interpretação, em sua maioria, visam possibilitar ao aluno uma compreensão para além do funcionamento estrutural e formal da língua, ou seja, evidenciamos a preocupação dos autores em mobilizar o estudante para a prática de leitura mais próxima da concepção interacionista, com possíveis reflexos positivos para o seu desenvolvimento como leitor crítico e emancipado.

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Biografia do Autor

Mateus Mariot Nascimento, Faculdade SATC

Professor de Língua Portuguesa no Curso de jornalismo da Faculdade SATC/Criciúma - SC.

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Publicado

20-02-2019

Como Citar

NASCIMENTO, M. M.; PEREIRA, A. S. Livro didático Português – Linguagens: questões de interpretação e emancipação. Roteiro, [S. l.], v. 44, n. 2, p. 1–26, 2019. DOI: 10.18593/r.v44i2.16425. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16425. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

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