Reflexões sobre educação, alteridade e violência a partir da concepção de constituição subjetiva em Levinas

  • Vanderlei Carbonara Universidade de Caxias do Sul
Palavras-chave: Constituição da subjetividade, Emmanuel Levinas, Educação, Alteridade, Violência

Resumo

Neste artigo se propõe explorar a concepção levinasiana de constituição da subjetividade na perspectiva de um pensamento contemporâneo em superação às filosofias da consciência da modernidade. Nesse percurso de exploração da subjetividade constituinte, ganha especial atenção o tema da sensibilidade, ao qual Emmanuel Levinas associa o despertar ético da humanidade. Ao longo do texto especula-se uma possível explicação descritiva para a manifestação da violência nas primeiras manifestações da formação do Eu, ainda anterior à sua plena constituição subjetiva. O argumento para tal é de que o Eu que se ocupa do mundo como posse e satisfação não está ainda em condições de perceber a presença de Outrem como alteridade, mas toma-o como ameaça à sua manutenção no mundo. Para derivar uma reflexão educacional sobre alteridade e violência analisa-se, em especial, o potencial do conceito levinasiano de sensibilidade, associado às concepções de acolhimento e Rosto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanderlei Carbonara, Universidade de Caxias do Sul

Licenciado em Filosofia; Doutor em Educação.

Professor do PPG em Educação, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul/RS, Brasil.

Referências

HONNETH, A. Crítica del agravio moral: Patologías de la sociedad contemporánea. Tradução Peter Storandt Diller. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, Universidad Autónoma Metropolitana, 2009.

LEVINAS, E. Entre nós: ensaios sobre a alteridade. Tradução Pergentino S. Pivatto. Petrópolis: Vozes, 1997.

LEVINAS, E. Totalité et infini. Essai sur l'exteriorité. Paris: Kluwer Academic, 2008.

VATTIMO, G. O fim da modernidade: niilismo e hermenêutica na cultura pós-moderna. 2. ed. Tradução Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Publicado
30-08-2018
Como Citar
CARBONARA, V. Reflexões sobre educação, alteridade e violência a partir da concepção de constituição subjetiva em Levinas. Roteiro, v. 43, n. 2, p. 509-526, 30 ago. 2018.
Seção
Dossiê "Relações entre violência e educação"