Formação para a vida democrática em John Dewey: alternativa contra a violência humana e política

  • Claudio Almir Dalbosco Universidade de Passo Fundo

Resumo

Resumo: Neste ensaio considera-se a corrupção política como uma das principais formas de violência pública. Contrapõem a ela as reflexões feitas por John Dewey no capítulo VII de Democracia e educação. Partindo de sua noção de filosofia como crítica social, resume seu diagnóstico crítico sobre a nascente sociedade industrial, focando no espírito predador do industrial americano, baseado na economia liberal e no isolamento e exclusão social dele resultante. Reconstrói-se, na sequência, o ideal de formação democrática justificado pelo referido autor, destacando a importância de experiências comunitárias locais. Conclui-se defendendo a ideia de que oportunizar às novas gerações experiências formativas democráticas é o principal antídoto contra a corrupção como forma de violência política.

Palavras-chave: Educação. Democracia. Formação democrática. Cooperação social.

 

Education for democratic life in John Dewey: alternative against human and political violence

Abstract: This essay considers political corruption as one of the main forms of public violence. It contrasts it with the reflections by John Dewey in Chapter VII of Democracy and Education. Drawing on his notion of philosophy as social criticism, the essay summarizes his critical diagnosis of the nascent industrial society. It focuses on the predatory spirit of the American industrialist, which, based on liberal economy, leads to the isolation and social exclusion. It then recreates the ideal of democratic education justified by the aforementioned author, highlighting the importance of local community experiences. It concludes by defending the idea that providing new generations with opportunities for democratic educational experiences is the main antidote to corruption as a form of political violence.

Keywords: Education. Democracy. Democratic education. Social cooperation.

 

Formación para la vida democrática en John Dewey: alternativa contra la violencia

Resumen: El ensayo considera la corrupción política como una de las principales formas de violencia pública. Contrapone a ella las reflexiones realizadas por John Dewey en el capítulo VII de Democracia y educación. Partiendo de su noción de filosofía como crítica social, resume su diagnóstico crítico sobre la naciente sociedad industrial, centrándose en el espíritu depredador del industrial americano, basado en la economía liberal y en el aislamiento y exclusión social que de él se deriva. En la secuencia, reconstruye el ideal de formación democrática justificado por el referido autor, destacando la importancia de experiencias comunitarias locales. Concluye defendiendo la idea de que dar experiencias formativas democráticas a las nuevas generaciones, es el principal antídoto contra la corrupción como forma de violencia política.

Palabras clave: Educación. Democracia. Formación democrática. Cooperación social.

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Biografia do Autor

Claudio Almir Dalbosco, Universidade de Passo Fundo
PPGEDU

Referências

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Publicado
30-08-2018
Como Citar
Dalbosco, C. (2018). Formação para a vida democrática em John Dewey: alternativa contra a violência humana e política. Roteiro, 43(2), 449-470. https://doi.org/10.18593/r.v43i2.16112
Seção
Dossiê "Relações entre violência e educação"