Formação para a vida democrática em John Dewey: alternativa contra a violência humana e política

Autores

  • Claudio Almir Dalbosco Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v43i2.16112

Palavras-chave:

Educação, Democracia, Formação democrática, Cooperação social

Resumo

Neste ensaio considera-se a corrupção política como uma das principais formas de violência pública. Contrapõem a ela as reflexões feitas por John Dewey no capítulo VII de Democracia e educação. Partindo de sua noção de filosofia como crítica social, resume seu diagnóstico crítico sobre a nascente sociedade industrial, focando no espírito predador do industrial americano, baseado na economia liberal e no isolamento e exclusão social dele resultante. Reconstrói-se, na sequência, o ideal de formação democrática justificado pelo referido autor, destacando a importância de experiências comunitárias locais. Conclui-se defendendo a ideia de que oportunizar às novas gerações experiências formativas democráticas é o principal antídoto contra a corrupção como forma de violência política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Almir Dalbosco, Universidade de Passo Fundo

PPGEDU

Referências

BERNSTEIN, R. J. Praxis und Handeln. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1975.

BERNSTEIN, R. J. Perfiles Filosóficos. Tradução Martí Mur Ubasart. Madrid: Espanha, 1991.

DALBOSCO, C. A. Ding an sich und Erscheinung. Perspektiven des transzendentalen Idealismus bei Kant. Wüzburg: Königshausen & Neumann, 2002.

DEWEY, J. The Middle Works, 1899-1924: Volume 9: Democracy and Education. Illinois: Southern Illinois University Press, 2008.

HONNETH, A. Das Andere der Gerechtigkeit. Afsätze zur praktischen Philosophie. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2000.

HONNETH, A. Zwischen Prozeduralismus und Teleologie. Ein ungelöster Konflikt in der Moraltheorie von John Dewey. In: JOAS, Hans (Hrgs). Philosophie der Demokratie. Beiträge zum Werk von John Dewey. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2000, p. 116-138.

JOAS, H. Pragmatismus und Gesellschaftstehorie. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1992.

JOAS, H. Praktische Intersubjektivität. Die Entwicklung des Werkes von G. H. Mead. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2000.

MEAD, G. H. Mind, Self and Society. From the standpoint of a social behaviorist. Chicago: University of Chicago Press, 1992.

OELKERS, J. John Dewey und die Pädagogik. Weinheim und Basel: Belz Verlag, 2009.

RORTY, R. A filosofia e o espelho da natureza. Tradução de Jorge Pires. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1998.

Downloads

Publicado

30-08-2018

Como Citar

DALBOSCO, C. A. Formação para a vida democrática em John Dewey: alternativa contra a violência humana e política. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. 2, p. 449–470, 2018. DOI: 10.18593/r.v43i2.16112. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16112. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Relações entre violência e educação"

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)