Gestão democrática e participação na composição de conselhos municipais de educação no Paraná

  • Simone de Fátima Flach Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Kelly Letícia da Silva Sakata Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO
Palavras-chave: Gestão democrática, Participação, Conselho Municipal de Educação

Resumo

A partir de pesquisa bibliográfica e análise documental, no presente texto tem-se como objetivo discutir o entendimento e a efetivação da gestão democrática em Conselhos Municipais de Educação no Paraná. Para tanto, apresentam-se discussões a respeito da democracia e as possibilidades de sua efetivação na educação, a forma como a composição e o funcionamento de Conselhos Municipais de Educação colaboram (ou não) para a efetivação do princípio constitucional, e como esta ocorre em um dos municípios pesquisados. Ao final, considera-se que tanto a composição quanto a atuação dos órgãos colegiados são contraditórias, pois, ao mesmo tempo que possibilitam a participação de diferentes segmentos sociais, sofrem interferências políticas locais, as quais limitam a atuação coletiva.

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Biografia do Autor

Simone de Fátima Flach, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Ponta Grossa, Paraná, Brasil. Grupo de Pesquisa Capital, Trabalho, Estado, Educação e Políticas Educacionais – GPCATE. Pesquisadora da Rede MAPA – Mapa da Gestão Democrática do Ensino Público.

Kelly Letícia da Silva Sakata, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO
Pedagoga pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Atualmente mestranda em Educação pela UNICENTRO.

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Publicado
04-12-2017
Como Citar
FLACH, S. DE F.; SAKATA, K. L. DA S. Gestão democrática e participação na composição de conselhos municipais de educação no Paraná. Roteiro, v. 42, n. 3, p. 543-562, 4 dez. 2017.