Ambiente e espaço na educação infantil: concepção nos documentos oficiais

Autores

  • Zenilde Durli
  • Marizete Rossana Aparecida Brasil

Resumo

O trabalho apresenta estudo sobre a questão do espaço pedagógico na educação infantil. A análise incide sobre os Subsídios para Credenciamento e Funcionamento de Instituições de Educação Infantil – volume II de 1998, os Referenciais Curriculares para a Educação Infantil de 1998 e os Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil de 2006 que compõe o corpus documental da investigação. Busca compreender, por meio da análise de conteúdo, a concepção de espaço e ambiente nessas publicações oficiais dedicadas à educação infantil. Os resultados da pesquisa evidenciam que nos documentos oficiais os conceitos de espaço e ambiente são tratados como sinônimos, contrariando as produções teóricas sobre a temática e dificultando o entendimento por parte do professor sobre as especificidades de cada um deles e suas implicações no trabalho pedagógico desenvolvido nas instituições de educação infantil.

Palavras- chave: Educação Infantil. Espaço. Ambiente. Espaço Pedagógico. Políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12-06-2012

Como Citar

DURLI, Z.; APARECIDA BRASIL, M. R. Ambiente e espaço na educação infantil: concepção nos documentos oficiais. Roteiro, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 111–126, 2012. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1433. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos