Educação bioética: no processo do conhecer o conhecimento proibido

Autores

  • Roque Strieder Unoesc
  • Anderson Luiz Tedesco Unoesc

Resumo

Essa reflexão discorre a respeito do conhecer do conhecimento proibido no mundo ocidental. Trata-se de uma reflexão literária a partir da seleção de alguns textos míticos, bíblicos e, um moderno, no que se refere as punições divinas, atribuídas aos mortais no processo do desvelar do conhecimento proibido. Também discorre sobre consequências oriundas do processo desse conhecer, na história do desenvolvimento técnico-científico do século XX. Seu objetivo é trazer relatos sobre conhecimento proibido, apresentar consequências para a humanidade e propor a bioética como alternativa para efetivação da prudência. O estudo tem caráter bibliográfico e explicativo, com busca em textos de relatos históricos afirmando a existência desse conhecimento proibido. Os resultados indicam a existência de conhecimentos proibidos que, quando desvelados, implicam graves consequências para a humanidade. Nem sempre o desvelamento de conhecimentos científicos se faz acompanhar dos critérios da prudência e da responsabilidade. Concluímos apresentando a bioética como um dos suportes educativos capazes de fortalecer o caminho da prudência, tanto nos momentos de construção de conhecimentos científicos quanto na utilização dos mesmos. A educação bioética pode constituir-se em uma fonte criadora de sensibilidade para resgatar a prudência e a responsabilidade nos caminhos da investigação científica e na aplicação dos resultados. Palavras-Chave: Conhecimento Proibido. Educação. Bioética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roque Strieder, Unoesc

(último título acadêmico e respectiva instituição; atividade que desempenha; instituição a que está vinculado) Doutor em Educação pela Unimep de Piracicaba SP. Prof. do programa de Mestrado em Educação Pesquisador PIBIC/CNPq e FAPESC

Anderson Luiz Tedesco, Unoesc

 Licenciado em Filosofia e especialista em Bioética e Pastoral da Saúde pelo Centro Universitário São Camilo (CUSC). Docente na rede estadual e Mestrando em Educação pela UNOESC.

Downloads

Publicado

12-06-2012

Como Citar

STRIEDER, R.; TEDESCO, A. L. Educação bioética: no processo do conhecer o conhecimento proibido. Roteiro, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 89–110, 2012. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1372. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos