Gestão da educação: das políticas federais à gestão municipal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v42i3.13425

Palavras-chave:

Política educacional, Gestão escolar, Plano de Desenvolvimento da Educação, Plano de Ações Articuladas

Resumo

No texto tem-se o objetivo de identificar as principais políticas para a gestão da educação implementadas pelo Governo federal entre os anos 2003 e 2011 e analisar como essas políticas impactaram a gestão das escolas municipais. Utilizam-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a análise documental e as entrevistas. Conclui-se que essas políticas interferem na gestão municipal, por possibilitarem a aquisição de obras e equipamentos, mas intervêm de forma tênue nas escolas, visto que as diretoras demonstraram pouco conhecimento sobre elas e uma preocupação maior com questões administrativas e pedagógicas do cotidiano escolar.

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Biografia do Autor

Natália da Silva Bugança, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Pedagoga, especialista em Educação Especial e Gestão escolar. Assessora pedagógica no Departamento de Educação e Cultura de Jataizinho-Pr.

Maria José Ferreira Ruiz, Universidade Estadual de Londrina.

Pós Doutora em Educação pela UNiversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP-Marília. Docente da Universidade Estadual de Londrina-PR, no Departamento de Educação - Curso de Pedagogia - Área de Política e Gestão da Educação.

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Publicado

04-12-2017

Como Citar

BUGANÇA, N. da S.; RUIZ, M. J. F. Gestão da educação: das políticas federais à gestão municipal. Roteiro, [S. l.], v. 42, n. 3, p. 523–542, 2017. DOI: 10.18593/r.v42i3.13425. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/13425. Acesso em: 29 mar. 2024.

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