Parcerias público-privadas no contexto educacional: a expansão em discussão

Autores

  • Cristiane Rêgo dos Anjos
  • Rosana Evangelista da Cruz

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v42i2.13265

Palavras-chave:

Política educacional, Público e privado, Privatização da educação

Resumo

No estudo objetivou-se discutir sobre a expansão das parcerias público-privadas na educação, enfocando as estabelecidas entre a Secretaria Municipal de Educação de Teresina, PI, e as Organizações da Sociedade Civil. A discussão parte da reconfiguração da gestão da educação pública no Brasil decorrente da reforma do Estado, em diálogo com autores como Ball e Youdell (2008), Adrião et al. (2009), entre outros. O percurso metodológico da pesquisa compreendeu uma abordagem qualitativa e análise documental. Os resultados mostraram que as parcerias público-privadas na educação estão em processo de expansão e fortalecimento, bem como sinalizam uma tendência de privatização exógena da educação, com a inserção das políticas de ensino privadas na educação pública municipal.

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Biografia do Autor

Cristiane Rêgo dos Anjos

Professora da rede municipal de educação de Teresina-PI, graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), especialista em Docência na Educação
Infantil pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGed) da UFPI. Participa de grupos de estudo como o Núcleo
de Estudos Pesquisa e Extensão em Educação e Sociedade (NEPES) em que se realizam atividades e pesquisa na área de gestão e políticas educacionais e do grupo de
pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação (NUPPEGE).

Rosana Evangelista da Cruz

Professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Piauí

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Publicado

24-07-2017

Como Citar

ANJOS, C. R. dos; CRUZ, R. E. da. Parcerias público-privadas no contexto educacional: a expansão em discussão. Roteiro, [S. l.], v. 42, n. 2, p. 281–310, 2017. DOI: 10.18593/r.v42i2.13265. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/13265. Acesso em: 19 abr. 2024.

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