Capitalismo acadêmico e universidade empresarial: algumas perspectivas das Américas

  • Patrícia Somers University of Texas at Austin – USA
  • Cory Davis University of Texas at Austin
  • Jessica Fry University of Texas at Austin
  • Lisa Jasinski University of Texas at Austin https://orcid.org/0000-0001-8031-4605
  • Elida Lee University of Texas at Austin
Palavras-chave: Capitalismo acadêmico, Universidades empresariais, Educação superior

Resumo

Desde a Crise Financeira Mundial de 2008, as instituições de ensino superior em todo o mundo foram forçadas a mudar suas práticas financeiras para se concentrar em fatores não acadêmicos, o que foi chamado de capitalismo acadêmico. No centro do capitalismo acadêmico está a universidade empresarial, que considera os professores como produtores de capital (não educadores), estudantes como consumidores (não aprendizes) e empresas/indústria, credenciadores e ONGs como valiosos parceiros de negócios. Neste artigo define-se capitalismo acadêmico, revisa-se a literatura de pesquisa, discutem-se perspectivas do capitalismo acadêmico das Americas e discutem-se as implicações do capitalismo acadêmico para a América Latina. No artigo finaliza-se com o uso da antropofagia para avaliar o que é útil sobre o capitalismo acadêmico para o Brasil.

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Biografia do Autor

Patrícia Somers, University of Texas at Austin – USA

É professora associada no Departamento de Administração Educacional da Universidade do Texas em Austin – USA. É  afiliada de faculdade em Estudos de Mulheres e de Gênero e o Long Lozano Latin American Studies programa. Possui vasta experiência internacional - como um Fulbright Fellow na Alemanha e Tailândia, um Malone Fellow e um King Fahd Center Fellow no Oriente Médio, um Fulbright New Century Scholar no Brasil, e como pesquisadora de campo em linguística. Atualmente é vice-presidente regional da Associação Americana de Professores Universitários da Texas Association. Possui mais de 60 publicações e tem supervisionado 30 dissertações. Suas áreas de pesquisa incluem: estudantes de faculdades de dois e quatro anos, escolha de faculdade, direito do ensino superior (especialmente liberdade de expressão e liberdade acadêmica) e ensino superior no Brasil.

Cory Davis, University of Texas at Austin
Doutora em Filosofia (Ph.D.), Educação Superior / Administração de Educação Superior. Mestre em Artes (MA), Estudos Internacionais / Global. Especialista em Subsídios e Contratos Sênior.
Jessica Fry, University of Texas at Austin
Ph.D. Estudante em Educação Superior. Assistente de pesquisa na Universidade do Texas em Austin. Doutor em Filosofia (Ph.D.) Área de estudo Administração Educacional com período previsto para a graduação 2016 – 2020. Atividades e grupos: Projetos de Assistência de Pesquisa incluem: campus carry, políticas de ação afirmativa global, capitalismo acadêmico Dean's Scholar.
Lisa Jasinski, University of Texas at Austin

Doutoranda no Programa de Liderança em Ensino Superior (PHEL), que tem uma concentração em Administração de Ensino Superior. Assistente Especial do Vice-Presidente de Assuntos Acadêmicos da Universidade Trinity. Universidade de Texas em Austin.

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Publicado
11-04-2018
Como Citar
SOMERS, P.; DAVIS, C.; FRY, J.; JASINSKI, L.; LEE, E. Capitalismo acadêmico e universidade empresarial: algumas perspectivas das Américas. Roteiro, v. 43, n. 1, p. 21-42, 11 abr. 2018.
Seção
Dossiê Organismos multilaterais e políticas públicas na educação básica e superior: diretrizes, desafios e práticas