Ensino da norma culta da língua como reconhecimento da legitimidade de trabalho e ação pedagógica

Autores

  • José Maria Baldino Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Elaine Nicolodi Faculdade Araguaia - Goiânia - GO Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Espostes
  • Ronaldo Rosa dos Santos Júnior Faculdade Araguaia - Goiânia - GO

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v42i2.12972

Palavras-chave:

Campo educacional, Exames, Legitimidade, Norma culta, Poder simbólico

Resumo

Neste artigo aborda-se o fato de o professor, em seu discurso na sala de aula, exercer a autoridade pedagógica em uma determinada ação pedagógica, como, por exemplo, ao ensinar a norma culta da língua. O ensino da gramática normativa se transformou em “mito” nas instituições escolares. Pierre Bourdieu discute a legitimidade da ação pedagógica, em parceria com Passeron, na obra A reprodução. Em outra obra, A economia das trocas linguísticas, trata sobre as relações de comunicação realizadas por meio dessas trocas, afirmando serem elas relações de poder simbólico. Essas duas obras foram escolhidas para que seja feita uma discussão a respeito do ensino da norma culta da língua nas escolas, como forma de imposição legítima de uma formação homogênea. Pretende-se apresentar como o conjunto de agentes do campo educacional está consciente ou inconscientemente subordinado às forças de imposição do arbitrário cultural dominante, movido por interesses comuns ou individuais, como, por exemplo, o êxito nos exames, em relação ao domínio ou não dessa língua.

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Biografia do Autor

José Maria Baldino, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Nasceu em Jaci –Estado de São Paulo aos 06 dias do mês de Agosto de 1950. Filho de Vitório Baldino e Tereza Berata Baldino. Casado com Maria Helena Barros Baldino (Odontóloga) e pai de três filhos: Thiago (Engenheiro Civil),Thales (Médico Cirurgião e Urologista) ; Thalita (Psicóloga) e avô de DAVI.Formado em Ciências Sociais licenciatura e bacharelado pela Universidade Federal de Goiás ( 1973), Aperfeiçoamento em Educação Comunitária pela University  of Wyoming (1979) ; Especialização em Educação pela Universidade Federal de Goiás ( 1985), Mestrado em Educação Escolar Brasileira pela Universidade Federal de Goiás ( 1991) e Doutorado em Educação pela UNESP/Marília-SP (2002). È Professor da PUC GOIÁS desde agosto de 1975, integrante da Área de Sociologia. Além das atividades de ensino na graduação é credenciado como Professor Permanente no PPGE desde 2004 orientando dissertações e teses  ( estas a partir de 2008). Tem mais de treze dissertações defendidas sob sua orientação principal e uma tese. Até final de setembro mais três trabalhos estarão concluídos: duas dissertações e uma tese. Estão em andamento quatro teses sendo duas abordando a temática das cotas, um sobre habitus na docência tecnológica e outro sobre ensino religioso no Brasil: memórias e habitus. Integra na condição de pesquisador e orientador desde dezembro de 2010, um Programa de Pesquisa CAPES/PROSUP CURSOS NOVOS, denominado Desigualdades Educativas e Aprendizagem Escolar coordenando o Sub-projeto III “Reconfiguração da Educação Superior Brasileira: sistemas de cotas e os novos protagonistas  no acesso e diplomação das carreiras universitárias”.

Elaine Nicolodi, Faculdade Araguaia - Goiânia - GO Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Espostes

Elaine Nicolodi

Rua 8, 646, ap. 1402, ed. Piaget, Goiânia-GO, CEP 74115-100, (62)996143452

elainenicolodi@hotmail.com

Licenciada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO); Mestra em Educação (PUC-GO) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Professora na Faculdade Araguaia (Goiânia-Goiás-Brasil) e na Secretaria de Estado da Educação de Goiás. Pesquisadora do DP CNPq PUC Goiás Educação, História, Memória e Cultura em diferentes espaços sociais.

Ronaldo Rosa dos Santos Júnior, Faculdade Araguaia - Goiânia - GO

Ronaldo Rosa dos Santos Júnior

Rua C-84, n. 75, Lote 11, Setor Sudoeste, Goiânia – GO, CEP 74303-180, (62) 90850-3388

ronaldorsjunior@gmail.com

Bacharel em Comunicação Social pela UFG. Administrador. Mestre em Gestão do Patrimônio Cultural e Doutor em Educação PUC Goiás.

Professor na Faculdade Araguaia (Goiânia-Goiás, Brasil), Coordenador do Curso de Gestão Comercial. Pesquisador do DP CNPq PUC Goiás Educação, História, Memória e Cultura em diferentes espaços sociais.

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Publicado

24-07-2017

Como Citar

BALDINO, J. M.; NICOLODI, E.; DOS SANTOS JÚNIOR, R. R. Ensino da norma culta da língua como reconhecimento da legitimidade de trabalho e ação pedagógica. Roteiro, [S. l.], v. 42, n. 2, p. 355–374, 2017. DOI: 10.18593/r.v42i2.12972. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/12972. Acesso em: 28 mar. 2024.