Condicionantes do desempenho de alunos na Prova Brasil na ótica de professores de escolas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v42i2.12956

Palavras-chave:

Atuação docente e desempenho escolar, Atuação docente e Prova Brasil, Condicionantes do desempenho escolar, Prova Brasil

Resumo

O objetivo com esta pesquisa foi verificar a ótica de professores de escolas estaduais paulistas sobre os condicionantes desfavoráveis à sua atuação e os condicionantes do desempenho dos alunos na Prova Brasil. Sete escolas participaram da pesquisa, das quais três com desempenho alto e quatro com desempenho baixo na referida Prova. Para a coleta dos dados foram aplicados dois questionários aos professores. Os dados quantitativos foram analisados mediante o EncuestaFácil, e os dados qualitativos, mediante a técnica de análise de conteúdo. Na pesquisa constatou-se relação significativa positiva entre a estabilidade docente na mesma escola e o desempenho alto dos alunos, e identificaram-se condicionantes desfavoráveis à atuação eficaz do professor e favoráveis e desfavoráveis ao bom desempenho dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Camilo dos Santos Filho, Faculdade de Educação da UNICAMP

Ph.D. em Educação pela University of Southern California; Pós-doutorado pela University of California at Los Angeles; Mestre em Educação e Mestre em Administração Pública pela University of Southern California; Professor titular na Faculdade de Educação da Unicamp; Professor do DEPRAC da Faculdade de Educação; atua nas áreas de educação superior e gestão e currículo escolar.

Referências

ALVES, M. T. G.; FRANCO, C. A pesquisa em eficácia escolar: Evidências sobre o efeito das escolas e fatores associados à eficácia escolar. In: BROOKE, N.; SOARES, J. F (Org.), Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008. p. 482-500.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2001.

BAUDELOT, C.; ESTABLET, R. L’école capitaliste en France. Paris: Maspéro, 1971.

BJÖRKLUND, A.; SALVANES, K. G. Education and family background: Mechanisms and policies. In: HANUSHEK, E. A.; MACHIN, S.; WOESSMANN, L. (Ed.). Handbook of the economics of education. Amsterdam: Elsevier, 2011.

BONAMINO, A.; SOUSA, S. Z. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, abr./jun. 2012.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J.-C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.

BOWLES, S.; GINTIS, H. Schooling in capitalist America: educational reform and the contradiction of economic life. London: Routledge & Kegan Paul; New York: Basic Books, 1976.

BROOKE, N.; SOARES, J. F. (Org.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008.

BROOKOVER, W. B. et al. Elementary school social climate and school achievement. American Educational Research Journal, v. 15, n. 2, p. 301-318, 1978.

CARNOY, M.; LOEB, S. Does external accountability affect student outcomes? A cross-state analysis. Educational Evaluation and Policy Analysis, v. 24, i. 4, p. 305-331, 2002.

DE GARCIA, M. A.; DE LA FUENTE, G.; ORTEGA, F. (Ed.). Sociología de la educaciona. Barcelona: Editorial Barcanova, 1993.

DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Notas sobre pensamento e linguagem em Skinner e Vygotsky. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 147-164, 1995.

GAMA, E. M. P.; JESUS, D. M. Atribuições e expectativas do professor: representações sociais na manutenção da seletividade social na escola. Psicologia: teoria e pesquisa. Brasília, DF, v. 10, n. 3, p. 393-410, 1994.

GORENDER, J. Apresentação. In: MARX, K. (Org.). O capital: crítica da economia política. Volume 1, Livro Primeiro. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

HANUSHEK, E. A.; RAYMOND, M. E. Does school accountability lead to improved student performance? Journal of Policy Analysis and Management, v. 24, i. 2, p. 297-327, 2005.

HERZBERG, F.; MAUSNER, B.; SNYDERMAN, B. B. The motivation to work. New York: John Wiley, 1959.

JENCKS, C. S. et al. Inequality: a reassessment of the effect of family and schooling in America. New York: Basic Books, 1972.

JUVONEN, J. Outcome and attributional disagreements between students and their teachers. Journal of Educational Psychology, v. 80, p. 330-336, 1988.

LEE, V. E. Utilização de modelos hierárquicos lineares para estudar contextos sociais. In: BROOKE, N.; SOARES, J. F. (Org.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008. p. 272-296.

LIMA, L. C. A escola como organização educativa. São Paulo: Cortez Editora, 2001.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. Volume 1, Livro Primeiro. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

NÓVOA, A. Para uma análise das instituições escolares. In: NÓVOA, A. (Org.). As organizações escolares em análise. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992. p. 15-43.

REYNOLDS, D. et al. An introduction to school effectiveness research. In: TEDDLIE, C.; REYNOLDS, D. (Org.). The international handbook on school effectiveness research. London: Falmer Press, 2000.

REYNOLDS, D.; TEDDLIE, C. Os processos da eficácia escolar. In: BROOKE, N. SOARES, J. F. (Org.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: UFMG, 2008. p. 297-334.

SAMMONS, P. As características-chave das escolas eficazes. In: BROOKE, N.; SOARES, J. F. (Org.), Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008. p. 334-391.

SANTOS FILHO, J. C. dos. Eficácia da escola e condicionantes do desempenho escolar dos alunos: do modelo unidimensional de análise ao multidimensional. Roteiro, Joaçaba, v. 40, p. 101-116, 2015. Edição especial. doi: http://dx.doi.org/10.18593/r.v40i0.9773.

SANTOS FILHO, J. C. dos et. al. Condicionantes do desempenho escolar de alunos na Prova Brasil. 2013. Relatório de Pesquisa–Universidade Estadual de Campinas; Universidade do Oeste Paulista, Campinas, 2013.

SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2005.

SHANON, G. S.; BYLSMA, P. The nine characteristics of high-performing schools: a research-based resource for schools and districts to assist with improving student learning. 2nd ed. Olympia: OSPI, 2007. Disponível em: <http://www.k12.wa.us/research/defalt.aspx>. Acesso em: 15 maio 2013.

TORRECILLA, F. J. M. Um panorama da pesquisa ibero-americana sobre a eficácia escolar. In: BROOKE, N.; SOARES, J. F. (Org.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Ed. UFMG, p. 466-481, 2008.

WEINER, B. An attributional theory of achievement motivation and emotion. Psychological Review, v. 92, n. 4, p. 548-573, 1985.

Downloads

Publicado

24-07-2017

Como Citar

SANTOS FILHO, J. C. dos. Condicionantes do desempenho de alunos na Prova Brasil na ótica de professores de escolas públicas. Roteiro, [S. l.], v. 42, n. 2, p. 233–258, 2017. DOI: 10.18593/r.v42i2.12956. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/12956. Acesso em: 28 mar. 2024.