Condicionantes do desempenho de alunos na Prova Brasil na ótica de professores de escolas públicas
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v42i2.12956Palavras-chave:
Atuação docente e desempenho escolar, Atuação docente e Prova Brasil, Condicionantes do desempenho escolar, Prova BrasilResumo
O objetivo com esta pesquisa foi verificar a ótica de professores de escolas estaduais paulistas sobre os condicionantes desfavoráveis à sua atuação e os condicionantes do desempenho dos alunos na Prova Brasil. Sete escolas participaram da pesquisa, das quais três com desempenho alto e quatro com desempenho baixo na referida Prova. Para a coleta dos dados foram aplicados dois questionários aos professores. Os dados quantitativos foram analisados mediante o EncuestaFácil, e os dados qualitativos, mediante a técnica de análise de conteúdo. Na pesquisa constatou-se relação significativa positiva entre a estabilidade docente na mesma escola e o desempenho alto dos alunos, e identificaram-se condicionantes desfavoráveis à atuação eficaz do professor e favoráveis e desfavoráveis ao bom desempenho dos alunos.
Downloads
Referências
ALVES, M. T. G.; FRANCO, C. A pesquisa em eficácia escolar: Evidências sobre o efeito das escolas e fatores associados à eficácia escolar. In: BROOKE, N.; SOARES, J. F (Org.), Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008. p. 482-500.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2001.
BAUDELOT, C.; ESTABLET, R. L’école capitaliste en France. Paris: Maspéro, 1971.
BJÖRKLUND, A.; SALVANES, K. G. Education and family background: Mechanisms and policies. In: HANUSHEK, E. A.; MACHIN, S.; WOESSMANN, L. (Ed.). Handbook of the economics of education. Amsterdam: Elsevier, 2011.
BONAMINO, A.; SOUSA, S. Z. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, abr./jun. 2012.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J.-C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.
BOWLES, S.; GINTIS, H. Schooling in capitalist America: educational reform and the contradiction of economic life. London: Routledge & Kegan Paul; New York: Basic Books, 1976.
BROOKE, N.; SOARES, J. F. (Org.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008.
BROOKOVER, W. B. et al. Elementary school social climate and school achievement. American Educational Research Journal, v. 15, n. 2, p. 301-318, 1978.
CARNOY, M.; LOEB, S. Does external accountability affect student outcomes? A cross-state analysis. Educational Evaluation and Policy Analysis, v. 24, i. 4, p. 305-331, 2002.
DE GARCIA, M. A.; DE LA FUENTE, G.; ORTEGA, F. (Ed.). Sociología de la educaciona. Barcelona: Editorial Barcanova, 1993.
DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Notas sobre pensamento e linguagem em Skinner e Vygotsky. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 147-164, 1995.
GAMA, E. M. P.; JESUS, D. M. Atribuições e expectativas do professor: representações sociais na manutenção da seletividade social na escola. Psicologia: teoria e pesquisa. Brasília, DF, v. 10, n. 3, p. 393-410, 1994.
GORENDER, J. Apresentação. In: MARX, K. (Org.). O capital: crítica da economia política. Volume 1, Livro Primeiro. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
HANUSHEK, E. A.; RAYMOND, M. E. Does school accountability lead to improved student performance? Journal of Policy Analysis and Management, v. 24, i. 2, p. 297-327, 2005.
HERZBERG, F.; MAUSNER, B.; SNYDERMAN, B. B. The motivation to work. New York: John Wiley, 1959.
JENCKS, C. S. et al. Inequality: a reassessment of the effect of family and schooling in America. New York: Basic Books, 1972.
JUVONEN, J. Outcome and attributional disagreements between students and their teachers. Journal of Educational Psychology, v. 80, p. 330-336, 1988.
LEE, V. E. Utilização de modelos hierárquicos lineares para estudar contextos sociais. In: BROOKE, N.; SOARES, J. F. (Org.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008. p. 272-296.
LIMA, L. C. A escola como organização educativa. São Paulo: Cortez Editora, 2001.
MARX, K. O capital: crítica da economia política. Volume 1, Livro Primeiro. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
NÓVOA, A. Para uma análise das instituições escolares. In: NÓVOA, A. (Org.). As organizações escolares em análise. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992. p. 15-43.
REYNOLDS, D. et al. An introduction to school effectiveness research. In: TEDDLIE, C.; REYNOLDS, D. (Org.). The international handbook on school effectiveness research. London: Falmer Press, 2000.
REYNOLDS, D.; TEDDLIE, C. Os processos da eficácia escolar. In: BROOKE, N. SOARES, J. F. (Org.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: UFMG, 2008. p. 297-334.
SAMMONS, P. As características-chave das escolas eficazes. In: BROOKE, N.; SOARES, J. F. (Org.), Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008. p. 334-391.
SANTOS FILHO, J. C. dos. Eficácia da escola e condicionantes do desempenho escolar dos alunos: do modelo unidimensional de análise ao multidimensional. Roteiro, Joaçaba, v. 40, p. 101-116, 2015. Edição especial. doi: http://dx.doi.org/10.18593/r.v40i0.9773.
SANTOS FILHO, J. C. dos et. al. Condicionantes do desempenho escolar de alunos na Prova Brasil. 2013. Relatório de Pesquisa–Universidade Estadual de Campinas; Universidade do Oeste Paulista, Campinas, 2013.
SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2005.
SHANON, G. S.; BYLSMA, P. The nine characteristics of high-performing schools: a research-based resource for schools and districts to assist with improving student learning. 2nd ed. Olympia: OSPI, 2007. Disponível em: <http://www.k12.wa.us/research/defalt.aspx>. Acesso em: 15 maio 2013.
TORRECILLA, F. J. M. Um panorama da pesquisa ibero-americana sobre a eficácia escolar. In: BROOKE, N.; SOARES, J. F. (Org.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Ed. UFMG, p. 466-481, 2008.
WEINER, B. An attributional theory of achievement motivation and emotion. Psychological Review, v. 92, n. 4, p. 548-573, 1985.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional.