Gestão escolar no contexto gerencialista: o papel do diretor escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v42i2.12535

Palavras-chave:

Educação, Gestão escolar, Gerencialismo, Diretor escolar

Resumo

Neste artigo teve-se como objetivo analisar a influência do gerencialismo na gestão das escolas públicas brasileiras, verificando-se em que medida essa nova tendência modificou a organização da escola e o trabalho do diretor. A gestão das escolas públicas no Brasil vem se modificando nas últimas décadas em decorrência da implantação de modelos gerenciais na administração pública. Foi realizada pesquisa bibliográfica sobre a gestão escolar no Brasil. A pesquisa empírica foi realizada por meio de entrevistas com diretores de escolas públicas de um município no interior de São Paulo, com o objetivo de captar informações referentes à organização da escola e ao trabalho do diretor. Os dados da pesquisa demonstraram uma grande influência do gerencialismo na gestão das escolas públicas brasileiras.

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Biografia do Autor

Juliano Mota Parente, Universidade Estadual de Maringá

Professor adjunto do departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá

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Publicado

24-07-2017

Como Citar

PARENTE, J. M. Gestão escolar no contexto gerencialista: o papel do diretor escolar. Roteiro, [S. l.], v. 42, n. 2, p. 259–280, 2017. DOI: 10.18593/r.v42i2.12535. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/12535. Acesso em: 29 mar. 2024.

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