História do ensino secundário no Brasil: o caminho para as fontes

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DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v42i2.12251

Palavras-chave:

História da Educação, Ensino secundário, Fontes

Resumo

Neste artigo mapeiam-se fontes da história do ensino secundário no Brasil; ele é resultado da primeira etapa de um projeto de pesquisa sobre esse nível de ensino. Trata-se de uma pesquisa bibliográfico-documental sobre teses e dissertações dos programas de pós-graduação e a legislação pertinente. As fontes foram categorizadas como documentais, arqueológicas, impressas, iconográficas, orais, biográficas e audiovisuais. Constatou-se que as primeiras instituições secundárias resultaram de mobilização de grupos influentes de cada cidade e da participação do poder municipal na sua manutenção. Caminhos foram indicados, mas é necessário ampliar o mapeamento, problematizar as fontes primárias e secundárias e levantar mais hipóteses sobre como se realizou a implantação e a expansão do ensino secundário no Brasil.

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Biografia do Autor

Eurize Caldas Pessanha, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

Eurize Caldas Pessanha é licenciada em Letras e em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia de Campos, obteve o título de Mestre em Educação na PUC-RJ - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 1976, e o Doutorado em Educação pela USP - Universidade de São Paulo, em 1992. Realizou estágio de pós-doutorado, como bolsista da CAPES, no Departamento de Curriculum and Instruction na University of Wisconsin - Madison, em 1999 e, em 2010, concluiu estágio de pós-doutorado na Texas A&M University em College Station, Texas, Estados Unidos. Atualmente é professora titular aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Suas pesquisas e produção focalizam as temáticas: cultura escolar, história das disciplinas escolares, currículo e professor.  Coordena o Grupo de Pesquisa Observatório de Cultura escolar (Diretório de Grupos de Pesquis/CNPq). Construiu e coordenou até maio de 2016 a Linha de \pesquisa Escola, cultura e disciplinas escolares no Programa de Pós-graduação em Educação-CCHS/UFMS. Desenvolve atualmente  projeto de pesquisa: IDENTIDADE DO ENSINO SECUNDÁRIO NO BRASIL NOS SUPORTES MATERIAIS PARA ENSINAR DISCIPLINAS (1931-1971). Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de História da Educação e pesquisadora-bolsista do CNPq na área de História da Educação.

Wanderlice da Silva Assis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (1984); especialista em Administração pela Universidade para o Desenvolvimento da Região e do Pantanal (1999) e Orientação Pedagógica em Educação à Distância (2004 pela Universidade Federal de Mato Groso do Sul); e mestre (2010) e doutora (2016) em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bibliotecária da Coordenadoria da Biblioteca Central da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Stella Sanches de Oliveira Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em História (1994) e em Pedagogia (2014), Mestrado (2009) e Doutorado em Educação (2014) com pesquisa em História da Educação, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. No Doutorado, foi bolsista CAPES e no período sanduíche na UFMG, bolsista CNPq. Fez estágio Pós-doutoral em Educação pela UFMS/Campo Grande, com bolsa PNPD/CAPES. É professora no curso de Pedagogia da FACSUL e tutora do curso de Pedagogia, da UAB/UFMS.

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Publicado

24-07-2017

Como Citar

PESSANHA, E. C.; ASSIS, W. da S.; SILVA, S. S. de O. História do ensino secundário no Brasil: o caminho para as fontes. Roteiro, [S. l.], v. 42, n. 2, p. 311–330, 2017. DOI: 10.18593/r.v42i2.12251. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/12251. Acesso em: 19 abr. 2024.

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