Docentes de cursos da área da saúde: o papel da didática na fronteira profissão/professor

Autores

  • Reginaldo Almeida da Trindade Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Renata de Mendonça Campos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Giseli Barreto da Cruz Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0001-5581-427X
  • Monique Andries Nogueira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v42i1.11552

Palavras-chave:

Didática, Docência no Ensino Superior, Prática docente, Ciências da Saúde

Resumo

Neste artigo discute-se o papel da Didática no exercício da docência no Ensino Superior no contexto de cursos de graduação da área da saúde. O texto visa suprir uma lacuna na literatura específica sobre as dificuldades e as adaptações necessárias e vivenciadas por docentes desse nível de ensino em cursos da saúde, considerando a comum ausência de formação técnica específica para a docência. Ao discorrer sobre a preparação desses profissionais para ensinar, abordam-se questões relativas ao tecnicismo da formação, às definições do Ministério da Educação quanto aos currículos formativos e ao apoio didático-metodológico na elaboração das disciplinas em suas abordagens teóricas e práticas. 

 

Palabras clave: Didáctica. Enseñanza en la Educación Superior. Práctica docente. Ciencias de la Salud.

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Biografia do Autor

Reginaldo Almeida da Trindade, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Reginaldo Almeida da Trindade

Doutor em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo. Professor da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especializando em Docência na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Centro de Ciências da Saúde, Bloco A, Sala SS-24. CEP: 21941-902 – Cidade Universitária. Tel: (21) 2280-1784 ramal: 218; Email: rtrindade@pharma.ufrj.com

Renata de Mendonça Campos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Renata de Mendonça Campos

Doutora em Microbiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especializando em Docência na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Centro de Ciências da Saúde, Bloco I, Sala I-35. CEP: 21941-902 – Cidade Universitária. Tel: (21) 2560-8344 ramal: 164; Email: renatacampos@micro.ufrj.com

Giseli Barreto da Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Giseli Barreto da Cruz

Doutora em Educação pela PUC-Rio. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Avenida Pasteur, 250 fundos, sala 234 - CEP: 22290-902 - Campus da Praia Vermelha. Tel: (21) 2295 - 4047 / 4346; Email: giselicruz@ufrj.com

Monique Andries Nogueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Monique Andries Nogueira

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Avenida Pasteur, 250 fundos, sala 234 - CEP: 22290-902 - Campus da Praia Vermelha. Tel: (21) 2295 - 4047 / 4346; Email: andries@terra.com.br

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Publicado

04-04-2017

Como Citar

TRINDADE, R. A. da; CAMPOS, R. de M.; CRUZ, G. B. da; NOGUEIRA, M. A. Docentes de cursos da área da saúde: o papel da didática na fronteira profissão/professor. Roteiro, [S. l.], v. 42, n. 1, p. 133–154, 2017. DOI: 10.18593/r.v42i1.11552. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/11552. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Docência Universitária"

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