Publicação definitiva do v. 44, n. 3 da Roteiro

20-12-2019

Despedindo-se de 2019, Roteiro acaba de publicar definitivamente seu último fascículo do v. 44, que inclui a seção temática Políticas Educacionais e Organismos Multilaterais, proposta e organizada pela professoras Olinda Evangelista e Eneida Oto Shiroma. A referida seção conta com nove artigos e uma entrevista realizada com Mauro Iasi. 

 

“Para as organizadoras [...], os artigos e a entrevista oferecem um rico campo de interrogação, pois mostram que ideias comuns percorrem países da UE e da América Latina e Caribe. Economia e regiões distintas – do centro e da periferia do capitalismo – comungam diretrizes assemelhadas no que toca à educação pública. No caso do Brasil, ‘O crescimento exponencial das grandes escolas particulares vocacionadas ao preparo do magistério encontrou na modalidade EaD um campo específico de produção de lucro, suportada entretanto por um vasto programa de concessão de bolsas, públicas e privadas’ (EVANGELISTA et al., 2019, p. 15). Parece ficar cristalino que interesses não totalmente explicitados na vasta documentação examinada pelos autores – mas que sabemos quais são – determinam as políticas que degradam a escola pública, degradam o trabalho docente, pois têm como alvo a formação da classe trabalhadora. Isso se verifica nos ataques que vivemos à ciência, cultura, educação, na diuturna expropriação de direitos em nome da capitalização e liquidez impetradas pelo rentismo (FONTES, 2010). A sanha do capital financeiro se espraia sobre a América Latina expondo sua face mais truculenta e sanguinária. O Chile, pioneiro no continente a incorporar o neoliberalismo, arde. Os levantes populares no Equador e Bolívia, além das prisões políticas no Brasil, faz subir a temperatura no continente. A luta de classes está explicitada, convocando os educadores a considerá-la em seu pensar e fazer educação” (EVANGELISTA; SHIROMA, 2019, p. 5).

 

Convidamos a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e outros itens de seu interesse. Disponível em <https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/issue/view/366>

 

As editoras