Chamada aberta para propostas de seções temáticas para Roteiro – processo seletivo 2020

19-03-2019

A Roteiro (ISSN – 2177-6059 e Qualis Capes – B1), editada pelos docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), convida membros da comunidade acadêmica e pesquisadores a apresentarem propostas de seções temáticas.

Serão selecionadas duas propostas e a publicação das mesmas acontecerá em distintas edições previstas para o ano de 2020 da Roteiro.

 

1. DINÂMICA DO PROCESSO DE SELEÇÃO DAS SEÇÕES TEMÁTICAS – TERMOS GERAIS

1.1. A Roteiro abre a chamada para as propostas de seções temáticas; esta chamada contempla dois (2) números que serão publicados no ano de 2020 em diferentes edições.

1.2. As propostas passarão por processo seletivo organizado e coordenado pelo Comitê Editorial do periódico.

1.3. O resultado do processo seletivo será divulgado na última semana do mês de maio de 2019.

1.4. O Calendário sob o qual as propostas selecionadas estarão submetidas será informado aos organizadores juntamente com a Carta de Aceite da proposta, entretanto, nota-se desde já que o prazo para submissão dos textos referentes à primeira edição se estenderá até 90 dias a contar do envio da Carta de Aceite.

 

 2. QUESITOS PARA PARTICIPAÇÃO COMO PROPONENTE DA SEÇÃO TEMÁTICA E PARA PUBLICAÇÃO DOS TEXTOS

2.1. O(s) proponente(s)-organizador(es) deve(m) ser professor(es) e/ou pesquisador(es) em instituição de ensino superior, que esteja(m) vinculado(s) a algum programa de pós-graduação na área da Educação ou em áreas afins.

2.2. O(s) links dos currículo(s) Lattes/CNPq do(s) proponente(s) deve(m) ser também encaminhado(s) na ocasião da avaliação da propostas, que serão recebidas até o dia 13 de maio de 2019.

2.3. Caberá ao proponente-organizador apresentar por escrito a proposta, contendo apresentação, objetivos e o conjunto de artigos (não inferior a dez), com indicação dos autores, afiliações institucionais, titulação, títulos e pequenos resumo dos textos e um mini currículo dos autores.

2.4. A proposta será composta por, no mínimo, dez artigos científicos, que mantenham entre si uma articulação temática, metodológica e/ou teórica e que constituam contribuição importante e original para o campo da educação. Todos os textos deverão ser inéditos.

2.5. A proposta de artigo deverá ser constituída por até três autores e o conjunto de textos deverá contar com diferentes instituições de pesquisa. Um dos autores, necessariamente, deve ter o título de doutor. Em caso de graduando coautor, este deve estar vinculado a um Grupo de Pesquisa e ser bolsista de Iniciação Científica. 

2.6. A proposta deverá contemplar a diversidade da representação de autores nacionais e estrangeiros, considerando a representação, ao menos, de três regiões do país. Deverá conter, no mínimo, dois artigos de autores vinculados a instituições estrangeiras.

2.7. O(s) proponente(s)-organizador(es) figurará(ão) na publicação como organizador(es), cabendo-lhe(s) a apresentação do referido número temático. O(s) proponente(s)-organizador(es) poderá(ão) ser autor(es) ou coautor(es) de não mais que um artigo no conjunto da proposta.

2.8. A proposta deverá conter, ademais dos artigos, uma resenha de livro publicado nos últimos dois anos sobre a temática e uma entrevista com um especialista da área.

2.9. Após avaliação da pertinência de publicação do número na Roteiro, o(s) proponente(s) terá o prazo de 90 (noventa dias), a contar da data de divulgação do resultado final da avaliação, para encaminhamento dos artigos constantes da proposta. Os artigos deverão ser submetidos pelo sistema SEER da Roteiro, pelo próprio autor ou pelo(s) proponente(s)-organizador(es).

2.10. Os textos devem ser formatados segundo as normas da Revista. Nessa submissão, devem ser preenchidos todos os metadados solicitados pelo sistema, de autores e coautores.

2.11. Os artigos serão avaliados individualmente, por pareceristas convidados. Artigos recusados quanto à fora ou quanto ao mérito não serão publicados.

2.12. Ao submeter o artigo e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Roteiro: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Roteiro redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.

2.13. O mérito, as concepções, ideias, opiniões e posições de qualquer ordem contidas nos artigos são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.

2.14. Enquanto tramitar na Roteiro, a proposta não poderá ser encaminhada a nenhuma outra revista.

2.15. Para publicação, o número temático deverá conter, ao final do processo de avaliação, no mínimo, oito textos.

2.16. As propostas deverão ser submetidas em formato.doc ou. docx através da página da Roteiro, por meio da opção submissão de “Proposta de seção temática” até o dia 13 de maio de 2019.

 

3. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DAS PROPOSTAS E DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Para a seleção das propostas serão observados os seguintes critérios:

3.1. Em relação ao texto da proposta: será considerada a originalidade/viabilidade e o impacto da publicação em termos de distribuição de autores por regiões e países, isto é, propostas que contemplem publicações de artigos em outros países e outros idiomas serão priorizadas por contribuírem para a internacionalização da discussão na comunidade científica.

3.2. O Comitê Editorial da Roteiro tem autonomia para seleção das propostas, devendo divulgar a lista de classificados em seu portal eletrônico e perfis nas redes sociais até o final da última semana do mês de maio do corrente ano.

3.3. A proposta temática deverá ser de relevante contribuição para as áreas de interesse da Roteiro, destacando-se na seleção aquelas propostas que tiverem originalidade temática.

3.4. As propostas devem estar de acordo com o foco e escopo da Roteiro, que podem ser consultados na página do periódico.

As propostas que não atenderem aos critérios estabelecidos serão desconsideradas.

 

4. DAS RESPONSABILIDADES DO(S) PROPONENTE(S)

4.1. Verificar se cada contribuição é original e inédita.

4.2. Verificar se os artigos seguem as Diretrizes para autores, disponíveis na página da revista.

4.3. Propor ao Comitê Editorial da Revista, com antecedência, a aprovação de resenhas, entrevistas e colaborações especiais que poderão compor a seção temática.

4.4. Manter contato frequente com os editores da Revista, garantindo que a elaboração da edição seja realizada em conformidade com o cronograma e os compromissos pré-estabelecidos.

4.5. Cumprir o prazo para entrega do material estipulado no calendário que acompanhará a Carta de Aceite da proposta.

4.6. Definir e informar aos editores da revista a ordem em que os artigos da seção temática deverão ser apresentados no sumário da revista.

4.7. Elaborar o texto de apresentação da seção temática.

 

As exceções ao fluxo regular serão avaliadas pela Comissão Editorial.

 

Joaçaba (SC), março/2019.

 

Nadiane Feldkercher

Priscila Monteiro Chaves

Marilda Pasqual Schneider

As editoras

 

Acesse o edital em pdf em: https://www.unoesc.edu.br/images/uploads/atendimento/edital_roteiro_sele%C3%A7%C3%A3o_se%C3%A7%C3%B5es_tem%C3%A1ticas.pdf