Novas publicações da Roteiro

15-07-2021

Divulgamos a publicação da Seção Temática: Desafios da formação de professores para o ensino de Matemática - organizada pelas professoras doutoras Patrícia Sândalo Pereira (UFMS) e Edvonete Souza de Alencar (UFGD) - e de novos artigos de demanda contínua no v. 46 da Roteiro.

Convidamos a navegar no sumário da Revista para acessar os trabalhos.

 

As editoras

 

Textos disponíveis em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/issue/view/441

 

Seção Temática: Desafios da formação de professores para o ensino de Matemática

Apresentação – Desafios da formação de professores para o ensino de Matemática

Patrícia Sândalo Pereira, Edvonete Souza de Alencar

Formação de professores que ensinam matemática em uma perspectiva de complexidade: discussão agregando fragmentos experienciais

Ettiène Guérios

Desafios do ensino de matemática com tecnologias digitais nos anos iniciais

Elisângela Soares Ribeiro, Irani Parolin Sant'Ana, Claudinei de Camargo Sant'Ana

Desenho Universal para a Aprendizagem como metodologia para o ensino da matemática na formação dos futuros professores de educação especial

Ximena Gutiérrez-Saldivia, Cecilia Barría Navarro, Danilo Díaz-Levicoy

Conhecimento interpretativo de futuros professores da educação infantil e dos anos iniciais no âmbito da subtração – potencialidades para melhorar a formação

Miguel Ribeiro, Milena Soldá Policastro, Alessandra Almeida, Marlova Estela Caldatto

Os desafios em formar professores da educação infantil utilizando-se de histórias para o ensino de Matemática

Edvonete Souza de Alencar, Aldrin Ckeyde da Cunha, Patricia dos Santos de Jesus

O empoderamento docente e a aproximação entre a Universidade e a Escola: alguns desafios

Patrícia Sandalo Pereira, Nickson Moretti Jorge, Kely Fabrícia Pereira Nogueira

Que conhecimento matemático para ensinar nos anos iniciais? Desafios para a formação

Alexandra Gomes

Políticas públicas na formação continuada para o ensino de geometria

Valdete Aparecida do Miné, Maria Regina dos Passos Pereira

Entrevista com a Professora Doutora Maria de Lurdes Marquês Serrazina – Universidade de Lisboa – Portugal

Adriana Miola

Resenha: Considerações da obra Professor: artesão ou operário?

Susimeire Vivien Rosotti de Andrade