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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências devem ser informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado; e as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • Todos os autores são responsáveis pela veracidade e idoneidade do trabalho.
  • Os autores declaram não infringir as normas de conduta ética da produção e publicação do conhecimento em educação.
  • No momento da submissão, o preenchimento completo dos metadados de todos os autores, inclusive do ORCID, será realizado.

Diretrizes para Autores

  1. Os textos enviados, focados nas políticas e nos processos educacionais, devem ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea para avaliação em outro periódico.
  2. O artigo deve representar uma contribuição relevante para o campo específico de investigação, devendo apresentar referencial teórico consistente, argumentação clara e explícita e correção de linguagem.
  3. São aceitos textos em língua portuguesa, inglesa, espanhola e francesa. Os textos em língua estrangeira devem, necessariamente, ser acompanhados do título, resumo e palavras-chave em português e inglês, exceto nos casos de textos em inglês, que devem ter esses itens traduzidos para o português e o espanhol. A publicação dos textos será na língua de origem.
  4. As informações sobre os autores devem estar na mesma língua do texto.
  5. Os artigos devem conter um título que corresponda, de forma objetiva, à ideia geral do trabalho, não devendo exceder a 15 palavras.
  6. Cada artigo poderá ter no máximo três autores que, preferencialmente, participem de grupos de pesquisas. Exige-se que, pelo menos, um dos autores tenha o título de doutor. Não são aceitos textos cuja autoria ou coautoria seja de estudantes de graduação, graduados ou especialistas.
  7. A Roteiro reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em coautoria) em intervalos inferiores a dois anos. Em virtude disso, o autor não poderá ter mais de um artigo em processo de avaliação.
  8. Os textos devem ser encaminhados via sistema de submissão on-line e não poderão conter identificação de autoria, inclusive nas propriedades do arquivo. No momento da submissão, deve ser observado o preenchimento completo dos metadados de todos os autores. A informação do ORCID de todos os autores é imprescindível.
  9. Antes do processo de submissão, recomenda-se aos autores consultar números anteriores da Roteiro e rever atentamente o trabalho a fim de verificar se este respeita as normas e critérios de aceitação da Revista.
  10. A apreciação do artigo pelos avaliadores ad hoc reside na observação dos seguintes aspectos: adequação do resumo (apresentando, necessariamente, objetivo, temática, procedimento metodológico e resultados); consistência teórico-metodológica (com relação aos conceitos, à densidade analítica e ideias conclusivas); relevância científica (com relação aos padrões de uma pesquisa científica); originalidade do trabalho (com relação aos avanços da área de educação); adequação à norma culta da língua e à conduta ética.
  11. Os originais devem ser redigidos na ortografia oficial e digitados em processador de texto Word for Windows, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, em folha formato A4, margens superior e esquerda 3 cm, margens inferior e direita 2 cm. As citações textuais diretas devem estar com recuo de 4cm, espaçamento simples e tamanho 10.
  12. O texto deve ser justificado, exceto as referências, que são alinhadas à margem esquerda, com espaçamento simples e um espaço simples entre elas.
  13. Os artigos devem conter no mínimo 15 e no máximo 25 páginas, incluindo resumo, notas e referências.
  14. As tabelas, gráficos, fotografias e demais ilustrações serão impressas em preto e branco e, portanto, devem ser encaminhadas nessa configuração e em formato editável. Devem ser numeradas, consecutivamente, na ordem incluída no texto e encabeçadas pelo título.
  15. O resumo deve conter de 100 a 250 palavras e entre três e cinco palavras-chave. Para a redação e o estilo do resumo, observar as normas da ABNT.
  16. Notas de rodapé, quando existirem, devem ser breves e numeradas sequencialmente. Não é permitido o uso de notas bibliográficas.
  17. A lista de referências deve obedecer às normas da ABNT, sendo ordenada alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor. No caso do prenome e nome do meio, devem ser registradas apenas as letras iniciais.
  18. Para a lista de referências, seguem alguns exemplos:

 

Livro

AZEVEDO, I. B. de. O prazer da produção científica: descubra como é fácil e agradável elaborar trabalhos acadêmicos. 11. ed. rev. e atual. São Paulo: Hagnos, 2004.

 

Capítulo de livro

WIRTH, Â. F. Aplicação do Método de observação de bebês em uma UTI neonatal. In: CARON, N. A. (org.). A relação pais-bebê: da observação à clínica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000. p. 207-231.

 

Artigo de revista

SERVILHA, E. A. M. Estresse em professores universitários na área de fonoaudiologia. Revista de Ciências Médicas, Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, [Centro de Ciências da Vida], v. 14, n. 1, p. 43-52, jan./fev. 2005.

 

Texto eletrônico

BRASIL. Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 jan. 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/LEIS/2002/L10406.htm. Acesso em: 10 fev. 2018.

 

Resenhas: não devem ultrapassar duas mil palavras. É indispensável a indicação da referência completa da obra resenhada ou comentada. A digitação e a formatação devem obedecer à mesma orientação dada aos artigos. Não é permitido inserir tabelas e/ou ilustrações. Somente são aceitas resenhas de obras inteiras. São rejeitadas resenhas de capítulos ou partes de livro. As resenhas devem priorizar obras publicadas até dois anos de sua 1ª edição e apresentar a seguinte sequência: título, nome do resenhista, instituição a que pertence, referência completa da obra, texto. As resenhas podem ser enviadas em inglês, português, espanhol ou francês. Aceitam-se resenhas de mestrandos e doutorandos.

Entrevistas: serão publicadas a convite do Editor e de propositores de seções temáticas e direcionadas a pesquisadores de reconhecida competência científica nacional e/ou internacional.

Seções temáticas: As proposições de seções temáticas serão recebidas mediante edital específico publicado na página da Revista.

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