O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado; e as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • Todos os autores  são responsáveis pela veracidade e idoneidade do trabalho, cabendo ao primeiro autor responsabilidade integral, e aos demais autores responsabilidade pelas suas contribuições individuais.
  • Os autores declaram não infringir nenhuma norma ética em relação a esta submissão autoral.

Diretrizes para Autores

1. Os textos enviados, centrados nas políticas e nos processos educacionais, devem ser inéditos no Brasil, não sendo permitida sua apresentação simultânea para avaliação em outro periódico.

2. O artigo deve representar uma contribuição relevante para o campo específico de investigação, devendo apresentar referencial teórico consistente, argumentação clara e explícita e correção de linguagem.

3. Os textos devem ser redigidos preferencialmente em língua portuguesa, mas também são serão aceitos textos em inglês e espanhol. Os textos em inglês deverão ser acompanhados do título, resumo e palavras-chave em português e em espanhol. Os textos em espanhol deverão ser acompanhados do título, resumo e palavras-chave em português e em inglês. A publicação dos textos será na língua de origem.

* As informações dos autores em trabalhos em língua estrangeira devem estar na mesma língua do texto.

4. Os artigos devem conter um título que corresponda, de forma objetiva, à ideia geral do trabalho, não devendo exceder a 15 palavras. Os títulos devem ser versados para duas línguas diferentes da original (português, inglês, espanhol e francês).

5. Cada artigo poderá ter no máximo três autores que, preferencialmente, participem de grupos de pesquisas. Exige-se que, pelo menos, um dos autores tenha o título de doutor. Não são aceitos textos cuja autoria ou coautoria seja de estudantes de graduação, graduados ou especialistas.

6. Artigos elaborados a partir de dissertações e teses devem conter, em nota de rodapé, indicações do nome e da titulação do professor orientador.

7. Artigos decorrentes de pesquisas financiadas devem conter indicação da instituição financiadora.

8. Os textos devem ser encaminhados via sistema de submissão on-line e não poderão conter identificação de autoria. No momento da submissão, deve ser observado o preenchimento completo de todos os metadados contidos no cadastro dos autores.

9. A apreciação do artigo pelos pareceristas reside na consistência do resumo (apresentando, necessariamente, objetivo, temática, procedimento metodológico e resultados); consistência interna do trabalho (com relação ao objetivo, referencial teórico, procedimento metodológico e aos resultados); consistência do título (com relação ao conhecimento produzido); qualidade do conhecimento educacional produzido (com relação à densidade analítica, evidências ou provas das afirmações apresentadas e ideias conclusivo-analíticas); relevância científica (com relação aos padrões de uma pesquisa científica); originalidade do trabalho (com relação aos avanços da área de educação) e adequação da escrita à norma culta da língua.

10. Os originais deverão ser redigidos na ortografia oficial e digitados em processador de texto Word for Windows, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, em folha formato A4, margens superior e esquerda 3 cm, margens inferior e direita 2 cm.

11. O texto deve ser justificado, exceto as referências, que são alinhadas à margem esquerda, com espaçamento simples e um espaço simples entre elas.

12. Os artigos deverão conter, no mínimo 15 e no máximo 25 páginas, incluindo resumo, notas e referências.

13. As tabelas, gráficos, fotografias e demais imagens serão impressas em preto e branco e, portanto, devem ser encaminhadas nessa configuração e em formato editável. Devem ser numeradas, consecutivamente, na ordem incluída no texto e encabeçadas pelo título.

14. O resumo deve conter de 100 a 250 palavras e entre três e cinco palavras-chave. Resumo e palavras-chave devem ser versados para duas línguas diferentes da original (português, inglês, espanhol e francês). Para a redação e o estilo do resumo, observar as normas da ABNT.

15. Notas de rodapé, quando existirem, devem ser breves e numeradas sequencialmente. Não é permitido o uso de notas bibliográficas.

16. O quadro de referências deve obedecer às normas da ABNT, sendo ordenado alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor. No caso do prenome e nome do meio, devem ser registradas apenas as letras iniciais.

17.  Para a lista de referências, seguem alguns exemplos.

Livro

AZEVEDO, I. B. de. O prazer da produção científica: descubra como é fácil e agradável elaborar trabalhos acadêmicos. 11. ed. rev. e atual. São Paulo: Hagnos, 2004. 205 p.

Capítulo de livro

WIRTH, Â. F. Aplicação do Método de observação de bebês em uma UTI neonatal. In: CARON, Nara Amália (org.). A relação pais-bebê: da observação à clínica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000. cap. 8, p. 207-231.

Artigo de Revista

SERVILHA, E. A. M. Estresse em professores universitários na área de fonoaudiologia. Revista de Ciências Médicas, Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, [Centro de Ciências da Vida], v. 14, n. 1, p. 43-52, jan./fev. 2005.

Texto eletrônico

BRASIL. Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 jan. 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/LEIS/2002/L10406.htm. Acesso em: 10 fev. 2018.

 

Resenhas: não devem ultrapassar duas mil palavras. É indispensável indicação da referência completa da obra resenhada ou comentada. A digitação e a formatação devem obedecer à mesma orientação dada aos artigos. Não é permitido inserir tabelas e/ou ilustrações. Somente serão aceitas resenhas de obras inteiras. Não se aceitam resenhas de capítulos ou partes de livro. As resenhas devem priorizar obras publicadas até dois anos de sua 1ª edição e apresentar a seguinte sequência: título; nome do resenhista; instituição a que pertence; referência completa da obra; texto. As resenhas podem ser enviadas em inglês, português, espanhol ou francês. Aceitam-se resenhas de mestrandos e doutorandos.

Entrevistas: serão publicadas a convite do Editor e direcionadas a pesquisadores de reconhecida competência científica nacional e/ou internacional.

Atenção: A Roteiro reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em coautoria) em intervalos inferiores a dois anos.

Antes do processo de submissão, recomenda-se aos autores consultar números anteriores da Roteiro e rever atentamente o trabalho a fim de verificar se este respeita as normas e critérios de aceitação da Revista.

Números temáticos

Os interessados em encaminhar propostas para números temáticos deverão observar os seguintes critérios:

a)      Os proponentes-organizadores devem ser professores e/ou pesquisadores de instituições de ensino superior envolvidos com a área temática em questão.

b)      Caberá ao proponente-organizador apresentar por escrito a proposta, contendo apresentação, objetivos e o conjunto de textos (não inferior a dez), com indicação dos autores e um minicurrículo dos autores e do proponente.

c)      A proposta será composta por, no mínimo, dez artigos científicos que mantenham entre si uma articulação temática, metodológica e/ou teórica e que constituam contribuição importante e original para o campo da educação. Todos os textos deverão ser inéditos.

d)     A proposta deverá ser constituída por artigos de até três autores de diferentes instituições de pesquisa. O autor necessariamente deve ter o título de doutor. Em caso de coautoria, um dos autores poderá estar na condição de doutorando, sendo os demais, obrigatoriamente, doutores.

e)      A proposta deverá contemplar a diversidade da representação de autores nacionais e estrangeiros, considerando a representação ao menos de três regiões do país; não mais que dois artigos com autores do mesmo estado; apenas um artigo por instituição. Deverá conter, no mínimo, dois artigos de autores vinculados a instituições estrangeiras.

f)       Os proponentes-organizadores figurarão na publicação como organizadores, cabendo-lhes a apresentação do referido número temático. Os proponentes-organizadores poderão ser autor ou coautor de, no máximo, um artigo que compõe a proposta.

g)      A proposta deverá conter, ademais dos artigos, uma resenha de livro publicado nos últimos dois anos sobre a temática e uma entrevista com um especialista da área.

h)      Após avaliação da pertinência de publicação do número na Roteiro, os artigos constantes da proposta devem ser encaminhados pelo próprio autor ou pelo proponente-organizador por meio do Sistema da Revista.

i)        Os textos devem ser formatados segundo as normas da Revista. Nessa submissão devem ser preenchidos todos os metadados de autores e coautores solicitados pelo sistema.

j)        Os artigos serão avaliados individualmente por pareceristas convidados. Artigos recusados quanto à forma ou quanto ao mérito não serão publicados.

k)      Ao submeter o artigo e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Roteiro: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Roteiro redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriado.

l)        O mérito, as concepções, as ideias, as opiniões e as posições de qualquer ordem contidas nos artigos são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.

m)    Enquanto tramitar na Roteiro, a proposta não poderá ser encaminhada a nenhuma outra revista.

n)      Uma vez que o conjunto de artigos tenha passado pelos trâmites de avaliação e revisão, e assim seja considerado pronto para publicação, a Editoria determinará qual o volume e o respectivo número no qual o dossiê será publicado.

  • o)      Para publicação, o número temático deverá conter, ao final do processo de avaliação, no mínimo, sete textos.

p)      As exceções ao fluxo regular serão avaliadas pela Comissão Editorial.

 

Condutas éticas

A Roteiro possui compromisso com a política de ética na pesquisa, na publicação dos resultados e no processo de avaliação dos artigos submetidos. As decisões quanto aos procedimentos éticos levam em consideração o determinado nos seguintes documentos:

a) resolução CNE nº 466/2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos);

b) manual da APA (Editora Penso, 2012);

c) documento do CNPq – Ética e integridade na prática científica http://www.memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm;

d) Orientações e discussões do Committee on Publication Ethics. Promoting integrity in research publication (COPE) www.publicationethics.org.

Desse modo, na submissão dos manuscritos solicita-se observância aos seguintes aspectos:

a) Artigos: Na análise preliminar, equipe editorial e avaliadores buscam identificar o respeito às normas éticas utilizadas na pesquisa. Caso este tenha sido submetido ao Comitê de Ética (sistema CEP/CONEP ou outro sistema), os autores devem mencionar em nota de rodapé.

b) Autoria: Os autores devem levar em consideração as orientações constantes no documento Ética e integridade na prática científica, do CNPq, observando especialmente os itens 17 (somente as pessoas que emprestaram contribuição significativa ao trabalho merecem autoria em um manuscrito) e 20 (os autores devem ser capazes de descrever, quando solicitados, a sua contribuição pessoal ao trabalho).

c) Plágio e autoplágio: A Roteiro conta com o Sistema CrossCheck de controle de plágio. Antes de submeter o artigo, os autores devem certificar-se de que todas as ideias de outros autores estão devidamente citadas e incluídas na lista de referências. Com relação ao autoplágio, indica que o artigo deve constituir-se em contribuição original, e citações de trabalhos anteriores do autor devem ser utilizadas quando necessárias para a compreensão do artigo inédito no que se refere à teoria ou metodologia (Manual da APA).

d) Processo de avaliação: Durante o processo de revisão, o artigo submetido é entendido como um documento confidencial. Os editores e avaliadores não podem citar ou circular cópias dos artigos para nenhum propósito (Manual da APA). Só serão avaliados artigos devidamente inseridos no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Do mesmo modo, todos os processos de avaliação só serão considerados válidos se forem realizados via esse sistema. Todos os artigos serão avaliados por dois pareceristas. No caso de pareceres contraditórios, o texto será encaminhado a um terceiro parecerista, sendo levado em conta os dois pareceres equivalentes. As datas de submissão de artigos, data de recebimento da versão final e data de aceite serão extraídas do SEER, sendo vedada qualquer alteração. No caso das chamadas de artigos para números temáticos, a Roteiro observará os itens citados na chamada.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.