Escopo

Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina, a Roteiro destina-se à divulgação de trabalhos acadêmico-científicos originais centrados nas políticas e nos processos educacionais.

Missão

Promover e socializar a produção de estudos e pesquisas acadêmico-científicos, de caráter teórico ou empírico, na área da educação.

Categorias dos trabalhos

Roteiro publica artigos, ensaios, resenhas de livro, entrevistas e outros produtos culturais de interesse para o campo educacional. Ainda organiza e aceita submissões de seções temáticas, com a finalidade de divulgar resultados de pesquisa e estudos científicos sobre temas relevantes e atuais da área da educação.

Mission

To promote and socialize the production of studies and scientific-academic researches, with theoretical or empirical characteristics, in the education area.

Work Categories

Roteiro publishes articles, testing, book reviews, interviews and other cultural products interesting to the educational field. It, yet, organizes thematic section, with the purpose of disclosing results of researches and scientific studies about current issues. The call for thematic section will attend to a specific notice. The issues of the thematic section should establish debate around contemporary and relevant issues to the education area.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os originais serão submetidos à apreciação prévia do Conselho Editorial, que encaminhará aos pareceristas (no mínimo dois) aqueles que considerar adequados aos critérios editoriais do periódico, com a omissão do nome do autor e dos pareceristas durante o processo double blind review (o autor não sabe quem é o avaliador e este também desconhece quem é o autor). Cabe aos pareceristas recomendar a aceitação, recusar ou solicitar reformulação dos trabalhos submetidos. No caso de reformulação, os textos retornarão aos pareceristas para avaliação final.

Com dois pareceres favoráveis, o manuscrito será encaminhado ao Conselho Editorial para ad referendum e comunicação ao autor. Pequenas alterações no texto poderão ser efetuadas pelo Conselho Editorial, de acordo com critérios e normas operacionais internas.

A política editorial da Roteiro define as seguintes categorias para avaliação dos manuscritos: conteúdo, forma, originalidade, relevância, atualidade e adequação ao escopo editorial.

The originals will be submitted to the previous appraisal from the Editorial Commission, which will send to the referees (at least two), the ones that are considered appropriate to the periodical editorial criteria, omitting the author’s and the referees’ names during the double blind review process (the author does not know who the evaluator is and the evaluator does not know the author either). It is the referees’ duty to recommend the acceptance, refuse or require reformulation of the submitted works. In case of reformulation, the texts will return to the referees to a final evaluation.

With two favorable opinions, the manuscript will be sent to the Editorial Counsel to ad referendum and communication with the author. Small alterations in the text may be done by the Editorial Commission, according to the criteria and intern operational rules.

Roteiro’s editorial policy defines the following categories to the evaluation of the manuscripts: content, form, originality, relevance, newness and adequacy to the editorial scope.

A Revista Roteiro possuia periodicidade quadrimestral até dezembro de 2018.

A partir do volume 44, de 2019, passou a adotar o sistema de publicação contínua.

Política de Acesso Livre

Informação aos autores: Não será cobrada nenhuma taxa para submissão, avaliação, edição e publicação dos artigos, isentando assim os autores de qualquer forma de cobrança por parte do periódico.

A Roteiro é publicada em formato eletrônico (PDF e XML), disponibilizado pela internet na página da Revista e/ou na(s) página(s) do(s) indexador(es). A Roteiro permitirá o acesso aos artigos, resenhas e demais textos, não autorizando qualquer comercialização e/ou alteração dos dados. Desse modo, o(s) autor(es) fica(m) ciente(s) da cessão de seus direitos autorais de publicação.

Para ciência dos autores, informarmos que o material editado (originais, rascunhos, miolo) permanecerá armazenado na Editora Unoesc, pelo período de um ano, após ser publicado, conforme Política Editorial, sendo posteriormente reciclado.