Resumo da Revista

Sob responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina, a Roteiro tem como foco a publicação de trabalhos na área da educação, especialmente em políticas e processos educacionais, em sintonia com os debates que acontecem no meio acadêmico nacional e internacional. Recebe e publica trabalhos em fluxo contínuo, seccionados quadrimestralmente. Possui Digital Object Identifier (DOI) e International Standard Serial Number (ISSN) 2177-6059. 

 

Histórico da Revista

A Roteiro é um periódico filiado à Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Criado em janeiro de 1978, completou quarenta anos de atividade em dezembro de 2017. Os primeiros fascículos publicados quando de sua criação continham textos de diferentes gêneros, seus autores eram predominantemente docentes da área das ciências das humanidades, e a gestão do periódico era efetuada por docentes da Instituição. A partir de 2008, com a reorientação de seu foco e escopo, o processo de publicação e disseminação dos fascículos tornou-se uma responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação da Instituição. Entre 2010 e 2012, além da versão impressa, disponibilizou ao público também a editoração eletrônica. A partir de 2013, passou a realizar apenas editoração eletrônica. Desde 2016, mantém publicação quadrimestral com fluxo contínuo de recebimento de textos nas formas de artigo científico, resenha e entrevista. Buscando tornar mais ágil o processo de disseminação do conhecimento produzido com foco em políticas e processos educativos, atualmente a Roteiro efetua publicação contínua dos manuscritos aprovados por meio do Open Journal System (OJS). Dentre algumas características preservadas ao longo das quatro décadas de sua publicação, destaca-se a confecção das capas. Assim, a cada fascículo, além dos textos publicados, a Roteiro apresenta em sua capa uma manifestação artística, fruto do trabalho de convidados que gentilmente emprestam ao periódico sua forma de ver e dizer o mundo. 

 

Foco e Escopo

Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina, a Roteiro destina-se à divulgação de trabalhos acadêmico-científicos originais centrados nas políticas e nos processos educacionais. Tem por finalidade promover e socializar a produção de estudos e pesquisas acadêmico-científicos, de caráter teórico ou empírico, na área da educação. 

 

Categorias dos trabalhos

A Roteiro publica artigos, ensaios, resenhas de livro, entrevistas e outros produtos culturais de interesse para o campo educacional. Ainda, organiza e aceita submissões de seções temáticas, com a finalidade de divulgar resultados de pesquisa e estudos científicos sobre temas relevantes e atuais da área da educação. 

 

Público-alvo

Pesquisadores da área de educação e afins, estudantes de cursos de licenciatura e áreas afins, professores da Educação Básica e Superior e interessados, de diferentes áreas, nas políticas e processos educacionais. 

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os originais serão submetidos à apreciação prévia do Conselho Editorial, que encaminhará a avaliadores qualificados (no mínimo dois) aqueles que considerar adequados aos critérios editoriais do periódico, com a omissão do nome do autor e dos avaliadores durante o processo double blind review (o autor não sabe quem é o avaliador e este também desconhece quem é o autor). Caberá aos avaliadores recomendar a aceitação, recusar ou solicitar reformulação do original. No caso de reformulação, os textos retornarão aos avaliadores para parecer final.

Com dois pareceres favoráveis, o manuscrito será encaminhado ao Conselho Editorial para ad referendum e comunicação ao autor. Pequenas alterações no texto poderão ser efetuadas pelo Conselho Editorial, de acordo com critérios e normas operacionais internas.

A política editorial da Roteiro define as seguintes categorias para avaliação dos manuscritos: conteúdo, forma, originalidade, relevância, atualidade e adequação ao escopo editorial.

O tempo estimado entre a submissão e a publicação é de 12 meses. 

 

Periodicidade

A Roteiro possui sistema de publicação contínua, com seções temáticas quadrimestrais referentes aos meses jan./abr., maio/ago. e set./dez. 

 

Política de Acesso Livre

Visando à democratização do conhecimento científico ao público, a Roteiro oferece acesso livre, gratuito e imediato ao seu conteúdo. A gratuidade estende-se à submissão, avaliação, edição e publicação dos trabalhos pelos autores.

Permite acesso aberto aos artigos, resenhas e demais textos, não autorizando qualquer comercialização e/ou alteração dos dados. Desse modo, o(s) autor(es) fica(m) ciente(s) da cessão de seus direitos autorais de publicação.

Publica em formato eletrônico (PDF e XML), disponibilizado pela internet na página da Roteiro e nas páginas dos indexadores.

Possui sistema de arquivamento pelo Programa LOCKSS, vinculado à Rede Cariniana.