APLICABILIDADE DA ESCALA ECCB AO PARADIGMA DA MODELAGEM DE SEGUNDA ORDEM: UMA ANÁLISE DO CONSUMO CONSCIENTE DE COSMÉTICOS / Applicability of the ECCB Scale to the Second Order Modeling Paradigm: an analysis of cosmetic conscious consumption

Autores

  • Wagner Junior Ladeira Programa de Pós-Graduação em Administração (PPG). Universidade Vale do Rio Do Sinos (UNISINOS).
  • Fernando Oliveira Santini Pontificia Universidade Católica (PUC-RS)
  • Clecio Falcão Araujo Pontificia Universidade Católica (PUC-RS)

DOI:

https://doi.org/10.18593/race.v14i2.5830

Resumo

No presente artigo teve-se como objetivo analisar as influências dos constructos de primeira e segunda ordem da escala Ecologically Conscious Consumer Behavior (ECCB) no consumo consciente de cosméticos. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma survey com 554 consumidores de três marcas de cosméticos na grande Porto Alegre. Os resultados apontaram a existência de diferentes relações entre os constructos nos quatro modelos hierárquicos estudados, contrastando com estudos publicados na área. O modelo mais parcimonioso demonstrou ausência de relação na percepção da eficácia, coeficientes mais fortes no liberalismo e moderados no altruísmo e na preocupação ambiental, diferente dos estudos das escalas originais. O conjunto de resultados propõe uma forma de análise de Modelagem de Equações Estruturais (MEE) pouco utilizada no meio acadêmico, demonstrando, assim, vantagens de se utilizar a modelagem de segunda ordem em estudo de modelagem de equações estruturais. Por fim, realizou-se uma análise crítica do uso da MEE de segunda ordem e propuseram-se novas análises para superar as limitações deste estudo.

Palavras-chave: Ecologically Conscious Consumer Behavior. Modelagem de equações estruturais. Modelagem de segunda ordem.

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Biografia do Autor

Wagner Junior Ladeira, Programa de Pós-Graduação em Administração (PPG). Universidade Vale do Rio Do Sinos (UNISINOS).

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Viçosa (2003), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado na área de Gestão de Tecnologia e Inovação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). É professor na Universidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É também professor de pós-graduação do Centro Universitário La Salle e da Faculdade de Tecnologia Senac-RS. Tem quase cem artigos publicados em períodicos e congressos e experiência na área de Administração, com ênfase em marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa quantitativa, gestão estratégica, marketing e projeto de pesquisa.

Fernando Oliveira Santini, Pontificia Universidade Católica (PUC-RS)

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Luterana do Brasil (2004), mestrado em Administração e Negócios pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Administração - Pontifica Universidade Catolica do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é Coordenador dos Cursos de Pós Graduação e Extensão da Faculdade Senac além de ser Professor Visitante de diversas Instituições de Ensino do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em marketing.

Clecio Falcão Araujo, Pontificia Universidade Católica (PUC-RS)

Doutorando em Administração e Negócios com ênfase em Marketing pela PUCRS. Mestre em Administração e Negócios com ênfase em Marketing pela PUCRS (2014). Possui graduação em Marketing pela Faculdade SENACRS (2011). Atua como Professor de pesquisa de Marketing na Faculdade SENACRS, é Pesquisador no Núcleo de Apoio a Gestão da Inovação (NAGI), foi bolsista CNPq PQA 2012-2014. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento do Consumidor, Marketing Esportivo, Gestão da Experiência do Consumidor, Pesquisa Quantitativa, Meta-analise, Pesquisa Experimental, Validação de Instrumento e Pesquisas em Marketing.

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Publicado

12-08-2015

Como Citar

Ladeira, W. J., Santini, F. O., & Araujo, C. F. (2015). APLICABILIDADE DA ESCALA ECCB AO PARADIGMA DA MODELAGEM DE SEGUNDA ORDEM: UMA ANÁLISE DO CONSUMO CONSCIENTE DE COSMÉTICOS / Applicability of the ECCB Scale to the Second Order Modeling Paradigm: an analysis of cosmetic conscious consumption. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 14(2), 451–478. https://doi.org/10.18593/race.v14i2.5830