ADOÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS INOVATIVOS NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DA TEORIA INSTITUCIONAL / Adoption of Innovative Technological Resources in Education: a study from the perspective of institutional theory

Autores

  • Carmem Kistemacher Barche Universidade Federal do Paraná
  • Cristiane de Almeida Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18593/race.v14i1.5285

Resumo

A Teoria Institucional centra seus objetivos na tentativa de elucidar como as organizações se tornam tão homogêneas e como ocorre seu processo de legitimação na sociedade. No âmbito de mudanças organizacionais, procura entender o processo de desinstitucionalização de determinadas práticas para institucionalização de novas. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho foi analisar as inovações tecnológicas (adoção de tecnologia) empregadas no ensino de graduação em Administração sob a ótica da Teoria Institucional. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio do método de estudo de caso, sendo realizadas quatorze entrevistas em profundidade, mediante um roteiro semiestruturado. Alguns resultados puderam ser observados, como: resistência à desinstitucionalização de práticas e pressões por parte dos participantes do processo. A utilização de tecnologias para melhora da eficiência das organizações parece ser legitimada pela sociedade; para tanto, a mudança na estrutura da organização confirma as práticas referenciadas na Teoria Institucional.

Palavras-chave: Ensino e aprendizagem. Adoção de tecnologia. Teoria institucional.

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Biografia do Autor

Carmem Kistemacher Barche, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Administração, linha de pesquisa em Inovação e Tecnologia, pela Universidade Federal do Paraná

Cristiane de Almeida, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Administração, linha de pesquisa em Inovação e Tecnologia, pela Universidade Federal do Paraná

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Publicado

04-02-2015

Como Citar

Barche, C. K., & de Almeida, C. (2015). ADOÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS INOVATIVOS NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DA TEORIA INSTITUCIONAL / Adoption of Innovative Technological Resources in Education: a study from the perspective of institutional theory. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 14(1), 103–120. https://doi.org/10.18593/race.v14i1.5285