GOVERNANÇA CORPORATIVA EM EMPRESAS PÚBLICAS

Autores

  • Milton de Abreu Campanário Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade. Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - FEA 2 Butanta 05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil
  • Sergio Nunes Muritiba Faculdades Metropolitanas Unidas (São Paulo-SP)
  • Patricia Morilha Muritiba Faculdades Metropolitanas Unidas (São Paulo-SP)
  • Henrique César Melo Ribeiro Faculdade Maurício de Nassau (Unidade Parnaíba-PI)

Resumo

Este estudo teve o objetivo de investigar como traduzir a implementação de Governança Corporativa (GC) para empresas do setor público. Para isso, foi analisado o caso do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Este Instituto procurou, em meados de 2006-2007, implementar o código de GC do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), contando com diretores que possuíam vivência e experiência no tema. Foi seguido o método da grounded theory, que se baseia em dados da realidade para adicionar conceitos às teorias existentes. Os conceitos obtidos no caso foram codificados e comparados com a literatura existente para a elaboração de proposições teóricas as quais respondam à questão de pesquisa proposta. Ao final, as proposições foram relacionadas em um modelo teórico que explica conceitos próprios da gestão de empresas públicas que facilitam a implementação de governança nesse setor específico. Os resultados sugerem que organizações públicas devem considerar, ao implementarem a GC, os seguintes aspectos: adaptação legal às normas da legislação pública; regulamentação obrigatória versus necessidades de melhoria; começar projetos de governança no início dos mandatos governamentais; clareza de objetivos; profissionalização do conselho de administração e blindagem político-partidária.

Palavras-chave: Governança Corporativa. Empresa pública. Grounded theory.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milton de Abreu Campanário, Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade. Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - FEA 2 Butanta 05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1972), Master in City and Regional Planning - Harvard University (1976), Philosophy Doctor (PhD) - Cornell University (1981). É Bolsista Produtividade do CNPq, Professor do Departamento de Economia da Universidade de São Paulo - USP (1983 - atual) e Pesquisador do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica - PGT da USP. Foi Presidente e Pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas IPT (1978-2006), Secretário-Adjunto de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. Foi um dos fundadores e o primeiro presidente da incubadora CIETEC/USP e da Fundação Instituto de Pesquisas Tecnológicas FIPT/IPT. No IPT liderou a criação de quatro Mestrados Profissionais Tecnológicos em 1998, os primeiros do país. Atuou na criação e foi coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração - PPGA da UNINOVE - Conceito 5 da CAPES - (2001 2012), liderando ainda o APCN dos Mestrados Profissionais em Gestão de Projetos e Gestão Ambiental e Sustentabilidade desta IES. Ademais, participou ativamente das Avaliações Trienais da CAPES em 2010 e 2013. Concebeu e é Editor-Chefe da Revista de Administração e Inovação - RAI (B1 da Qualis-CAPES), Tem alta produção científica e liderou vários projetos de pesquisa nas instituições onde atua.

Sergio Nunes Muritiba, Faculdades Metropolitanas Unidas (São Paulo-SP)

Professor titular das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) no Programa de Mestrado Profissional em Administração - Governança Corporativa e no Programa de Mestrado Stricto Sensu em Administração.Pós-doutorado pela Columbia University (2012), Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (2009) com doutorado-sanduíche na Virginia Tech University (2009), Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (2005) e bacharel em Administração pela Universidade de São Paulo (2001).  Pesquisador e professor de estratégia empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia empresarial e  governança corporativa, e estratégia de gestão de pessoas. Coordenador do grupo de estudos com proprietários, representantes dos proprietários e altos executivos (GEPRA). Foi bolsista do CNPq, Capes e Fapesp. Membro do Center of International Business Studies (CBIBS), grupo derivado do projeto GINEBRA sobre Internacionalização de Empresas.

Patricia Morilha Muritiba, Faculdades Metropolitanas Unidas (São Paulo-SP)

Professora titular das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) no Programa de Mestrado Profissional em Administração - Governança Corporativa e no Programa de Mestrado Stricto Sensu em Administração. Pós-doutora em Administração pela Columbia University / New York (2012) com apoio financeiro da CAPES. Doutora em Administração de Empresas pela USP (2009), com apoio financeiro da Fapesp, com doutorado-sanduíche na Virginia Tech University (EUA). Mestre em Administração de Empresas pela USP (2002), com apoio financeiro da CAPES.  Bacharel em Administração de Empresas pela USP (2001), com bolsa de iniciação do CNPq. Membro do Corpo Editorial da Revista Capital Científico (Unicentro) e avaliadora de diversos periódicos. Pesquisadora de gestão estratégica de pessoas e governança corporativa.

Henrique César Melo Ribeiro, Faculdade Maurício de Nassau (Unidade Parnaíba-PI)

Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho (2010), Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2009), possui graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí (2005) e especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Piauiense (2007). Atualmente é professor da Faculdade Piauiense dos cursos de Administração e Contabilidade. Linha de pesquisa, Estratégia e Estudos Organizacionais, com ênfase nos temas: Governança Corporativa, Sustentabilidade, Controladoria, Contabilidade e Finanças. Membro do grupo de estudos com proprietários, representantes dos proprietários e altos executivos(GEPRA)

Publicado

12-03-2014

Como Citar

de Abreu Campanário, M., Muritiba, S. N., Muritiba, P. M., & Ribeiro, H. C. M. (2014). GOVERNANÇA CORPORATIVA EM EMPRESAS PÚBLICAS. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 13(2), 689–718. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/4076