A geração de oportunidade comercial internacional nas empresas exportadoras do

Autores

  • Tânia Aparecida Durigon
  • Jane Iara Pereira da Costa

Resumo

A economia mundial, no decorrer da última década, passou por inúmeras mudanças, as quais têm implicações significativas para os negócios das empresas. É fato que os mercados estão cada vez mais abertos à concorrência externa e, portanto, devem se tornar cada vez mais competitivos. Esta pesquisa é um estudo exploratório-descritivo, que teve como objetivo analisar a geração de oportunidades comerciais internacionais nas empresas exportadoras do Meio-Oeste catarinense. O intuito foi correlacionar os métodos praticados pelas organizações-alvo de estudo, com as indicações dos teóricos do tema, e apontar sugestão para a geração de oportunidades. Para tanto, foi necessária a fundamentação em pesquisa descritiva e também exploratória, pesquisa bibliográfica e de campo em quarenta e uma empresas exportadoras ativas no ano de 2004. Ao final, houve a constatação de que as empresas analisadas, mesmo participando e competindo em um mercado globalizado ou em vias de globalização, ainda têm um longo caminho a percorrer, pois não basta acontecer a geração de oportunidade de negociação comercial, a empresa tem de estar preparada para essa inserção no mercado internacional de maneira competitiva.

Palavras-chave: Comércio Exterior. Negociação internacional. Geração de oportunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Durigon, T. A., & Costa, J. I. P. da. (2010). A geração de oportunidade comercial internacional nas empresas exportadoras do. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 6(1), 51–64. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/398