Gestão de pessoas na administração pública: o desafio dos municípios

Autores

  • Eliane Salete Filippin Unoesc- Joaçaba
  • Inês Maria Picoli Gemelli

Resumo

A administração pública visa a atender ao interesse público e às necessidades sociais, utilizando para isso a estrutura administrativa, de forma direta ou indireta, bem como os meios que a legislação permite. Para cumprir sua função administrativa, visando ao interesse público, o Estado se vale de certas prerrogativas que a lei lhe assegura; entretanto, tais prerrogativas devem ser utilizadas no cumprimento dos fins a que se destinam. Na administração pública, administrar não significa apenas prestar e executar serviços, mas dirigir e governar buscando o bem comum e a satisfação do coletivo. Para tanto, é preciso que toda a estrutura administrativa esteja em sintonia, e, para além do simples cumprimento dos ditames legalistas, procure satisfazer, de forma planejada e sistemática, às necessidades do cidadão. Mundialmente, as administrações públicas precisam atender às demandas com eficiência (utilização racional dos recursos), eficácia (capacidade de atingir resultados) e efetividade (observando a ética cívica). Para que esses valores sejam introduzidos  na gestão pública, são necessários agentes públicos qualificados com competências técnicas, humanas e gerenciais. Neste artigo, far-se-á uma revisão da literatura acerca do conceito de administração pública, histórico e tendências da gestão de pessoas, dos problemas, pressupostos, desafios e o que engloba a gestão de pessoas na área pública. A literatura a respeito de gestão de pessoas na área privada é bastante ampla, no entanto, aquela específica para a gestão de pessoas na área pública é escassa e dispersa. Sabe-se que, por muito tempo, a gestão de pessoas no setor público brasileiro se pautou apenas pela realização de atividades operacionais, não existindo diretrizes claras para as políticas de recursos humanos, além de muitos resultados se perderem devido à falta de objetivos, de participação e capacitação, pois a mudança exige grande discussão e elevado nível de comprometimento, nem sempre visto como melhoria.

Palavras-chave: Administração pública. Gestão de pessoas. Gestão por competências.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-05-2011

Como Citar

Filippin, E. S., & Gemelli, I. M. P. (2011). Gestão de pessoas na administração pública: o desafio dos municípios. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 9(1-2), 153–180. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/375