ESTILOS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DISCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E DOS CURSOS DE TECNOLOGIA EM GESTÃO

Autores

  • Ana Lucia Baggio Sonaglio Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Kellen Lazzaretti Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC Chapecó.
  • Iselda Pereira Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC Chapecó.

Resumo

O objetivo deste estudo foi comparar os estilos de aprendizagem dos discentes dos Cursos de Graduação em Administração e de Tecnologia em Gestão, a fim de constatar semelhanças ou diferenças na forma de aprender, considerando que estes Cursos possuem concepções distintas, um com formação de bacharelado e outro tecnólogo. Este artigo apresentou os resultados de uma pesquisa de abordagem quantitativa, do tipo exploratória-descritiva, decorrente da aplicação do Inventário de Estilos de Aprendizagem construído por Kolb (1984, 1997) em 141 discentes do Curso de Administração e 117 discentes dos Cursos de graduação Tecnológica na área de Gestão, em duas instituições de Ensino Superior de Santa Catarina. Os resultados demonstraram que o perfil de ambos os grupos é muito semelhante, sendo a maioria do gênero feminino, na faixa etária de 20 a 29 anos, os estilos de aprendizagem em ambas as modalidades de curso também semelhantes, tendo predominado o estilo Assimilador. Conforme Kolb (1984) os Assimiladores consideram mais importante que uma teoria tenha solidez lógica e de valor prático, em situações de aprendizagem formal, preferem leituras, palestras, explorar modelos analíticos e ter tempo para pensar sobre as coisas. Observou-se, com esta pesquisa, que os estilos de aprendizagem dos discentes dos Cursos de Bacharelado em Administração e de Tecnologia na área de Gestão são semelhantes, não apresentando mudanças significativas na maneira de aprender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lucia Baggio Sonaglio, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Mestra em Administração, Especialista em Gestão de Pessoas, Graduada em Administração. Professora da Universidade do Vale do Itajaí.

Kellen Lazzaretti, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC Chapecó.

Mestra em Administração, Especialista em Gestão de Pessoas, Graduada em Administração. Professora e Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais no SENAC Chapecó.

Iselda Pereira, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC Chapecó.

Mestra em Educação, Especialista nas áreas de Educação e Gestão, Graduada em Pedagogia. Coordenadora do núcleo de educação superior no da Faculdade Senac de Chapecó.

Downloads

Publicado

10-04-2014

Como Citar

Sonaglio, A. L. B., Lazzaretti, K., & Pereira, I. (2014). ESTILOS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DISCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E DOS CURSOS DE TECNOLOGIA EM GESTÃO. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 12(3), 45–80. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3506