Análise da influência dos preços internacionais das Commodities sobre a Bolsa de Valores de São Paulo

Autores

  • Igor Vasconcelos Nogueira CEPEAD / UFMG
  • Bruno Peréz Ferreira CEPEAD / UFMG

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo quantificar a importância dos preços internacionais das commodities na Bolsa de Valores de São Paulo - Bovespa. Para quantificar esse efeito, foram realizadas estimações econométricas, avaliando a relação entre o índice Bovespa (Ibovespa) e os preços das commodities no mercado internacional. Como proxy dos preços das commodities, foi utilizado o índice Commodity Research Bureau (CRB), um índice ponderado das principais commodities negociadas no mercado internacional e apurado pela Reuters. O período estudado foi de novembro de 1997 a março de 2009. Buscou-se captar o efeito específico de commodities sobre o Ibovespa, e, para isso, foram incluídas como variáveis exógenas o índice Dow Jones, com a função de captar o risco sistêmico de mercado e a taxa de juros do Sistema Especial de Liquidação e Custódia, para incorporar os juros do mercado brasileiro de renda fixa; e a cotação do dólar, para captar a influência do mercado cambial. Foi empregado um modelo de regressão por mínimos quadrados, para avaliar as relações entre as variáveis. Esse modelo demonstrou-se consistente, verificando que os preços internacionais das commodities apresentam reflexos sobre a variação das principais ações brasileiras. Posteriormente, estimou-se um modelo autorregressivo (AR(1)) e um modelo autorregressivo generalizado (Generalized Autoregressive Conditional Heterocedasticity) GARCH(2,1)), que também se apresentaram consistentes; o modelo AR(1) apresentou-se melhor especificado para avaliar a relação entre o CRB e o Ibovespa. 

Palavras-chave: Commodities. Índice CRB. Modelos econométricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Vasconcelos Nogueira, CEPEAD / UFMG

Mestrando do curso de Mestrado em Administração da UFMG com Linha de Pesquisa em Finanças. Áreas de atuação: Finanças; Mercados Financeiros de Créditos e de Capitais; Contabilidade Financeira, Métodos Quantitativos em Economia e Finanças, Macro e Microeconomia. Especialista em Finanças pela Universidade Cândido Mendes (UCM). Consultor Econômico-Financeiro com Certificação Profissional da Associação Nacional dos Bancos de Investimentos - ANBID - série 20 (cpa-20). Graduado no curso de Ciências Econômicas da UFMG, com Núcleo Optativo em Economia de Empresa e Finanças.

Bruno Peréz Ferreira, CEPEAD / UFMG

Doutorando em Administração da UFMG com Linha de Pesquisa em Finanças. Mestre em Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais e Mestre em Economia da Saúde e Farmacoeconomia pela Universidad Pompeu Fabra de Barcelona - Espanha. Graduação em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro e graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é doutorando de Finanças na Universidade Federal de Minas Gerais e servidor estatutário da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Finanças, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de capitais e de renda fixa, econometria, investimento e análise de risco.

Downloads

Publicado

08-11-2010

Como Citar

Nogueira, I. V., & Ferreira, B. P. (2010). Análise da influência dos preços internacionais das Commodities sobre a Bolsa de Valores de São Paulo. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 9(1-2), 91–114. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/195