Desafios sistêmicos para cadeias inovadoras e sustentáveis de insumos energéticos

Autores

  • Enzo Morosini Frazzon
  • Jerson Kitzberger

Resumo

A evolução de cadeias sustentáveis de suprimento de insumos energéticos representa um dos desafios mais relevantes para nossa sociedade contemporânea. A dinâmica desta evolução é condicionada por uma ampla gama de feedbacks positivos e negativos. Neste contexto, o presente artigo pretende abordar os desafios sistêmicos para cadeias inovadoras e sustentáveis de abastecimento ​​de insumos energéticos. Inicialmente, um modelo conceitual do processo de inovação nas cadeias de suprimentos será descrito. Em seguida, usando uma metodologia de planejamento de cenários, desafios sistêmicos e estratégias para o caso da cadeia de suprimentos do bioetanol brasileiro serão sistematizados. Finalmente, políticas e diretrizes para os tomadores de decisão da referida cadeia serão propostas. Hoje, e nas décadas por vir, as cadeias de fornecimento de energia sustentável representarão um enorme desafio para a integração das redes de produção e logística.

Palavras-chave: Cadeias de abastecimento. Insumos energéticos. Inovação. Sustentabilidade. Planejamento de cenários. Integração da produção e redes de logística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11-09-2012

Como Citar

Frazzon, E. M., & Kitzberger, J. (2012). Desafios sistêmicos para cadeias inovadoras e sustentáveis de insumos energéticos. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 10(2), 215–240. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/1704