ATORES BUROCRÁTICOS E SUA ATUAÇÃO POLÍTICA NO INTERIOR DA GESTÃO GOVERNAMENTAL

Autores

  • Eduardo José Grin Fundação Getulio Vargas-FGV/EAESP Centro Universitário Senac-SP

DOI:

https://doi.org/10.18593/race.v15i2.7453

Resumo

No artigo se aborda a relação entre a burocracia e a política interorganizacional, especialmente sob a ótica da coordenação intragovernamental. O objetivo geral foi analisar criticamente autores das áreas de Administração Pública, Sociologia das Organizações e Ciência Política à luz do problema como proposto e da pergunta da pesquisa como formulada. Em termos específicos, buscou-se discutir o tema sob dois enfoques complementares: a dinâmica interorganizacional do poder público enfatizando os desafios para se obter integração intragovernamental em face dos obstáculos institucionais e políticos que existem, e o papel e ação das burocracias públicas como atores políticos e os efeitos gerados nos domínios de políticas públicas e na gestão interna do aparato estatal. A metodologia utilizada foi a análise qualitativa de conteúdo, sendo as bibliografias de Administração Pública, Sociologia das Organizações e Ciência Política consideradas o corpus empírico. Conclui-se que os atores burocráticos são peças vitais para se compreender a dinâmica intragovernamental e as políticas que resultam desse processo como um jogo de poder. Se as instituições não podem ser consideradas meros reflexos do ambiente externo, pois também influenciam a vida social, os conflitos interburocráticos podem ser uma variável relevante na análise dessa questão.

Palavras-chave: Atores burocráticos. Política interorganizacional. Coordenação intragovernamental.      

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo José Grin, Fundação Getulio Vargas-FGV/EAESP Centro Universitário Senac-SP

Bacharel e licenciado em Ciências Sociais (UNISINOS-RS), Especialista em Sociologia (UFRGS) e Mestre em Ciência Política (USP). Doutorando em Administração Pública e Governo (Fundação Getulio Vargas-SP). Professor-tutor da Escola de Economia de São Paulo (EESP-FGV) no primeiro semestre de 2013. Professor do bacharelado de Relações Internacionais e da pós-graduação latu sensu de Administração Pública no SENAC-SP. Professor do curso de Elaboração e análise de políticas públicas na Pós-graduação das Faculdades Integradas Coração de Jesus (FAINC).
Consultor da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e membro da sua Comissão de Qualificação e Modernização da Gestão Pública em temas relativos a municípios e governos locais. Pesquisador do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG) da Fundação Getulio Vargas/São Paulo na área de governos locais e subnacionais.

Downloads

Publicado

26-07-2016

Como Citar

Grin, E. J. (2016). ATORES BUROCRÁTICOS E SUA ATUAÇÃO POLÍTICA NO INTERIOR DA GESTÃO GOVERNAMENTAL. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 15(2), 475–504. https://doi.org/10.18593/race.v15i2.7453