Aplicação e aprimoramento de uma metodologia de planejamento estratégico para a pequena e média empresa familiar, com base em um concorrente imaginário: um estudo de caso em empresa do setor comercial
Resumo
No presente artigo retratam-se os resultados de duas pesquisas realizadas no Extremo-Oeste de Santa Catarina e uma terceira em fase de execução, financiadas com os recursos do Fundo de Apoio à Pesquisa da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc. Esses estudos se justificam porque as metodologias convencionais de planejamento estratégico para este tipo especial de organização têm se mostrado complexas, custosas e de resultados contestáveis. As pesquisas concluídas e a pesquisa em andamento são de cunho qualitativo, com o delineamento do estudo de caso, com a adoção de procedimentos da pesquisa-ação na coleta e interpretação dos dados, tendo como sujeitos da pesquisa funcionários (entre 12 e 18 pessoas) das empresas objeto de estudo. As pesquisas realizadas em 2005 e 2006 permitiram a aplicação da metodologia proposta em empresas do setor de serviços e comercial, respectivamente, e a pesquisa em andamento em 2007 será no setor industrial. Assim, pode-se afirmar que esta metodologia demonstrou aplicabilidade e viabilidade, podendo ser adotada por outras empresas de porte e características semelhantes às testadas empiricamente.
Palavras-chave: Planejamento Estratégico. Concorrente Imaginário. Empresa Familiar de Pequeno e Médio Porte.
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