TORNAR-SE E DEIXAR DE SER DIRETOR: A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CENTRO-OESTE

Autores

  • Fabiula Meneguete Vides da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Tammi Juliene Leite de Aguiar Universidade Federal da Grande Dourados
  • Erlaine Binotto Universidade Federal da Grande Dourados
  • Elisabete Stradiotto Siqueira Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Fernanda de Pádua Del Corona Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

Buscou-se neste trabalho, compreender como é vivenciada a transição de diretores de faculdade, em uma Universidade Federal do Centro-Oeste, quando assumem e posteriormente deixam o cargo de gestão. A abordagem qualitativa e o estudo de caso foram utilizados a fim de retomar os principais temas dessa experiência. Seis ex-gestores universitários emprestaram suas experiências, por meio da entrevista semiestruturada. Os dados indicaram que tanto a ascensão ao cargo de diretor quanto o período em que não estão mais com a responsabilidade pela gestão de suas faculdades são momentos de dualidades: sucesso, fracasso, alegrias e tristezas. Por outro lado, a Universidade se apresenta negligente no que se refere às políticas e programas ligados aoprocesso de acompanhamento de seus funcionários, sendo necessário repensar suas políticas e práticas de gestão de pessoas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiula Meneguete Vides da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da UEL

Tammi Juliene Leite de Aguiar, Universidade Federal da Grande Dourados

Aluna do curso de Graduação em Administração da Universidade Federal da Grande Dourados

Erlaine Binotto, Universidade Federal da Grande Dourados

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade Federal da Grande Dourados

Elisabete Stradiotto Siqueira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Professora do curso de Administração da Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Fernanda de Pádua Del Corona, Universidade Federal da Grande Dourados

Aluna da Universidade Federal da Grande Dourados

Publicado

17-02-2014

Como Citar

da Silva, F. M. V., de Aguiar, T. J. L., Binotto, E., Siqueira, E. S., & Del Corona, F. de P. (2014). TORNAR-SE E DEIXAR DE SER DIRETOR: A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CENTRO-OESTE. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 13(1), 123–151. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3755