AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

Autores

  • Marcia Zanievicz Silva Doutoranda em Contabilidade PPGCC-FURB
  • Viviane Theiss Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Rita R. Rausch Universidade Regional de Bluemanau

Resumo

O artigo objetivou descrever uma prática de avaliação realizada na disciplina de Matemática Financeira com alunos da segunda fase do Curso de Ciências Contábeis. A investigação se fundamentou na perspectiva da avaliação formativa e teórica de Hernández (2000) e Fernandes (2006). O estudo de natureza qualitativa adotou como estratégia a pesquisa participante, que foi deflagrada com a realização de uma avaliação diagnóstica em que se delineou o programa de ensino da disciplina e foi sucedida de avaliações processuais periódicas, feedbacks, autoavaliação dos alunos e avaliação final. Os resultados indicaram que, no caso analisado, foram estabelecidos meios para concretizar o que a literatura descrita considera como relevante para a transformação da avaliação em um processo de aprendizagem contínuo. A prática possibilitou que o professor e os acadêmicos acompanhassem a evolução dos conteúdos desenvolvidos na disciplina, favoreceu o ajuste, durante o período letivo, de desvios e falhas no processo de ensino-aprendizagem e gerou resultados satisfatórios refletidos tanto no desempenho dos acadêmicos quanto no resultado positivo da avaliação institucional relativa à disciplina. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Zanievicz Silva, Doutoranda em Contabilidade PPGCC-FURB

Possui graduação em Ciencias Contábeis -FURB. Mestrado em Contabilidade - UFSC. Doutoranda em Contabilidade - PPGCC/FURB. Bolsista CAPES. Docente do cursos de Ciências Contábeis e Administração na Católica de Santa Catarina.

Viviane Theiss, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestre em Contabilidade - PPGCC/FURB

Docente da FURB.

Rita R. Rausch, Universidade Regional de Bluemanau

Graduada em Pedagogia. Mestrado em Educação na FURB e Doutorado em Educação na UNICAMP na área de concentração: Ensino, Avaliação e Formação de Professores.

Atualmente sou docente e pesquisadora na Universidade Regional de Blumenau - FURB. Atuo no curso de Pedagogia coordenando o Trabalho de Conclusão de Curso e no Mestrado em Educação e integro a Linha de Pesquisa: Processos de ensinar e de aprender no Grupo "Formação e atuação docente". Coordeno também o Programa de Iniciação à docência - (PIBID/CAPES) na subárea Pedagogia.

Downloads

Publicado

26-03-2014

Como Citar

Silva, M. Z., Theiss, V., & Rausch, R. R. (2014). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 12(3), 363–398. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3349

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)