OBJETIVOS DE DESEMPENHO: UMA DISCUSSÃO TEÓRICO-EMPÍRICA ACERCA DA RELEVÂNCIA E DIVERSIDADE

Autores

  • Darlan Roman Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rolf Hermann Erdmann Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar uma discussão teórico-empírica sobre o tema “Objetivos de desempenho acerca da relevância e diversidade.” Para tanto, faz-se uma discussão comparativa dos resultados do estudo com o modelo Cone de Areia, proposto por Ferdows e De Meyer (1990), e o conceito de Trade-offs, apresentado por Skinner (1969). Com base na discussão teórica sobre objetivos de desempenho, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com seis questões norteadoras. As entrevistas foram feitas com gestores de duas organizações industriais, atuantes nos ramo alimentício e de cosméticos, localizadas no estado de Santa Catarina. Os resultados reforçam a importância dos objetivos de desempenho nas condições de competição da atualidade. Observa-se que há pontos divergentes entre os resultados deste estudo e as abordagens de Ferdows e De Meyer (1990) e de Skinner (1969). Conclui-se que as organizações percebem os objetivos de desempenho como relevantes; confiabilidade, flexibilidade, inovação e qualidade são vistos como os mais importantes.

Palavras-chave: Objetivos de desempenho. Organizações industriais. Cone de Areia. Trade- offs.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Darlan Roman, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Adminsitração - Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Administração - Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Gestão Estratégica - Universidade do Oeste de Santa Catarina. Graduado em Administração - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Rolf Hermann Erdmann, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Associado - Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Engenharia de Produção - Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

07-07-2014

Como Citar

Roman, D., & Erdmann, R. H. (2014). OBJETIVOS DE DESEMPENHO: UMA DISCUSSÃO TEÓRICO-EMPÍRICA ACERCA DA RELEVÂNCIA E DIVERSIDADE. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 12(2), 371–394. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2563