Ensino de notas explicativas nos Cursos de Ciências Contábeis de universidades públicas brasileiras

Autores

  • Couto Campos Universidade Federal de Uberlândia
  • Sirlei Lemes Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

A evidenciação contábil é um dos principais mecanismos utilizados por stakeholders para obterem informações referentes a uma empresa e, com elas, embasarem suas decisões. Entretanto, pesquisas sobre evidenciação contábil têm mostrado a dificuldade das empresas e, por conseguinte, dos profissionais contábeis em elaborar notas explicativas claras e objetivas.  Assim, o objetivo do presente estudo é analisar como os Cursos de Ciências Contábeis das universidades públicas brasileiras preparam seus alunos para a elaboração de notas explicativas. Para isso, um questionário eletrônico foi desenvolvido e enviado para 121 Cursos de Ciências Contábeis de Universidades Públicas Brasileiras, conforme cadastro do MEC. A pesquisa obteve 31 respostas.  Verificou-se que 55% dos Cursos de Ciências Contábeis ofertam conteúdos sobre notas explicativas na disciplina de Contabilidade Avançada (obrigatória), seguido da disciplina de Auditoria (obrigatória) com 48%. Constatou-se também que o assunto é abordado, em média, por duas disciplinas em cada universidade. Além disso, a pesquisa registrou que, apesar de “Aula expositiva” ser a técnica de ensino mais utilizada, as instituições pesquisadas aplicam uma média de três métodos diferentes em sala de aula para lecionar os conteúdos sobre notas explicativas. Finalmente, o estudo observou que 58% das instituições pesquisadas destinam de uma a dez horas-aula de seu programa para o ensino de notas explicativas, enquanto 42% reservam mais de dez horas-aula para o mesmo assunto.

Palavras-Chave: Notas explicativas. Ensino. Universidades públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Couto Campos, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia.

Sirlei Lemes, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP; Professora Associada da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

29-01-2013

Como Citar

Campos, C., & Lemes, S. (2013). Ensino de notas explicativas nos Cursos de Ciências Contábeis de universidades públicas brasileiras. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 12(1), 249–282. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2309