Gestão do Capital de Giro em Micro e Pequenas Empresas

Autores

  • Marcos Antônio Barreto Trindade Universidade Federal de Sergipe
  • Menahem Begin Portella Nunes Universidade Federal de Sergipe
  • Thiago dos Santos Linhares Universidade Federal de Sergipe
  • Rivanda Meira Teixeira Universidade Federal de Sergipe

Resumo

Este estudo tem como objetivo principal identificar como a gestão do capital de giro contribui para a manutenção das atividades das micro e pequenas empresas. Especificamente identificou as fontes de capital de giro das micro e pequenas empresas, como ocorre o fluxo desse recurso, os fatores que contribuem para a necessidade de capital de giro e os problemas enfrentados pela gestão do capital de giro nessas empresas. Para melhor análise do tema abordado e das suas implicações no contexto das micro e pequenas empresas, utilizou-se o método de estudo de casos múltiplos. Foram estudados os casos de duas empresas de porte diferente, uma microempresa e uma empresa de pequeno porte. As entrevistas foram baseadas em um roteiro, com questões abertas, elaborado a partir das categorias analíticas definidas para o estudo. Nos dois casos estudados, verificou-se que, apesar de as empresas serem de porte e setores distintos, os problemas enfrentados pela administração de capital de giro são muito semelhantes e que as ações adotadas para combatê-los são praticamente as mesmas. Identificou-se que as duas empresas apontam a inadimplência e o descasamento entre prazos de pagamento e de recebimento como os principais fatores que dificultam o processo de gestão do capital de giro.

Palavras-chave: Capital de Giro. Gestão de Capital de Giro. Micro e Pequenas Empresas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rivanda Meira Teixeira, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Departamento em Administração e Mestrado em Economia (NUPEC) da Universidade Federal de Sergipe. Doutora em Administração pela Cranfield University – Inglaterra (2006). Pós Doutorado em Gestão Turismo na Bournemouth University, Inglaterra e na Strathclyde University – Escócia (2000-2001). Pós Doutorado em 2007 sobre Empreendedorismo em Turismo na HEC em Montreal, Canadá.

Downloads

Publicado

31-05-2011

Como Citar

Trindade, M. A. B., Nunes, M. B. P., Linhares, T. dos S., & Teixeira, R. M. (2011). Gestão do Capital de Giro em Micro e Pequenas Empresas. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 9(1-2), 231–250. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/188