AÇÃO EMPREENDEDORA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE MARCA: ESTUDO DE CASO NO SETOR BEACHWEAR / Entrepreneurial action on brand identity building: a case study in beachwear industry

Autores

  • André Luiz Maranhão de Souza Leão Universidade Federal de Pernambuco
  • Suélen Matozo Franco Universidade Federal de Pernambuco
  • Flávia Zimmerle da Nóbrega Costa Universidade Federal de Pernambuco
  • Henrique Cassiano Nascimento de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18593/race.v14i1.5028

Resumo

Cada vez mais as empresas têm reconhecido a função simbólica das marcas e realizado um trabalho de gestão para manter a imagem destas em consonância com seus propósitos. A abordagem convencional de gestão de marcas segue uma linha gerencial, mas podemos observar diversas marcas bem-sucedidas que não adotaram essa abordagem. Assim, atemo-nos à busca de compreensão do que denominamos construção empreendedora de marcas. O objetivo desta pesquisa é investigar como o empreendedor desenvolve a identidade de uma marca por meio de uma ação empreendedora. Para tal, debruçamo-nos sobre a Movimento, uma marca de beachwear representativa do fenômeno descrito. Dessa forma, a seguinte pergunta de pesquisa norteou a presente investigação: como a identidade da marca Movimento foi desenvolvida por meio de uma ação empreendedora? O método adotado foi o dos estudos biográficos, tendo sido usada a narratologia[1] como procedimento analítico, uma vez que esta permite se investigar a ação, o contexto e o autor do fenômeno empreendedor, bem como compreender como esses aspectos se entrelaçam na construção empreendedora de uma marca. Assim, desvela-se uma construção de identidade de marca distinta das ferramentas gerenciais tradicionais, mas pautadas por uma estratégia emergente. Nossos achados apontam a inovação como principal meio de aproveitar oportunidades e sobreviver às adversidades, a prevalência da intuição sobre planejamentos formais e uma tendência da fundadora à centralização, traços que vão ao encontro do que a literatura indica como características do marketing empreendedor.

Palavras-chave: Marketing. Marketing empreendedor. Gestão de marcas. Identidade de marca. Ação empreendedora.

 

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Biografia do Autor

André Luiz Maranhão de Souza Leão, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco e professor adjunto do Departamento de Administração da Universidade Federal de Pernambuco.

Endereço: Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife/PE – CEP: 50670-901.

E-mail: aleao21@hotmail.com

Suélen Matozo Franco, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco e professora substituta do Departamento de Administração da Universidade Federal de Pernambuco.

Endereço: Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife/PE – CEP: 50670-901.

E-mail: suelenmfranco@gmail.com

Flávia Zimmerle da Nóbrega Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco e professora do Núcleo de Design da Universidade Federal de Pernambuco.

Endereço: Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife/PE – CEP: 50670-901.

E-mail: flaviazimmerle@hotmail.com

Henrique Cassiano Nascimento de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco.

Endereço: Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife/PE – CEP: 50670-901.

E-mail: henrique.oliveira.1986@gmail.com

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Publicado

04-02-2015

Como Citar

Leão, A. L. M. de S., Franco, S. M., Costa, F. Z. da N., & Oliveira, H. C. N. de. (2015). AÇÃO EMPREENDEDORA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE MARCA: ESTUDO DE CASO NO SETOR BEACHWEAR / Entrepreneurial action on brand identity building: a case study in beachwear industry. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 14(1), 73–102. https://doi.org/10.18593/race.v14i1.5028