INTERFACE, EMPREENDEDORISMO E RESILIÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO AMBIENTADO NA FLYTOUR VIAGENS E TURISMO LTDA

Autores

  • Patricia Padilha Lima Universidade de Caxias do Sul
  • Eric Charles Enri Dorion Universidade de Caxias do Sul
  • Gabriel Sperandio Milan Universidade de Caxias do Sul
  • Eliana Andrea Severo Universidade de Caxias do Sul
  • Paula Patricia Ganzer Universidade de Caxias do Sul
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade de Caxias do Sul

Resumo

O estudo do comportamento do empreendedor auxilia na compreensão do ser humano em seu processo de criação de riquezas e de realização pessoal. As dificuldades enfrentadas pelos empreendedores, principalmente no Brasil, carente de políticas econômicas e infraestrutura adequada, são motivo de grande preocupação para os estudiosos. Nesse contexto, a resiliência, como vértice teórico, abre espaço para o entendimento de como alguns indivíduos, em situações tão adversas, reagem melhor do que outros na superação das dificuldades. O estudo da resiliência possibilita a inserção de conceitos e características à investigação do empreendedorismo e à obtenção de uma melhor compreensão do empreendedor. Esta pesquisa objetivou identificar quais forças, atreladas a sentimentos, impulsionaram ou facilitaram o crescimento e o fortalecimento da empresa em estudo no mercado em que atua. Para isso, buscou-se, primeiramente, identificar a convergência entre os vértices teóricos utilizados: empreendedorismo e resiliência. A metodologia utilizada foi o estudo de caso e, como técnica de pesquisa, empregou-se a análise documental, a entrevista individual em profundidade e a narrativa. A literatura e as respostas dos entrevistados permitiram atingir ambos os objetivos e se chegou, dessa forma, a quatro categorias de análise importantes que foram, posteriormente, caracterizadas como pilares de resiliência da organização estudada.

Palavras-chave: Empreendedorismo. Resiliência. Gestão em turismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Padilha Lima, Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul (2006) e mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2009). É aluno do curso de Psicologia da Universidade de Caxias do Sul. Atualmente é livre docente, coordenadora de curso e coordenadora regional do Programa de Iniciação Científica da Faculdade Anhanguera Educacional. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo e inovação.

Eric Charles Enri Dorion, Universidade de Caxias do Sul

Dr. Eric Dorion holds a Doctorate degree in Business administration - Université de Sherbrooke (2003), a Master degree of Business Administration - Université Laval (1997) and a Bachelor degree in Geography - Université Laval (1985). He is currently professor at the University of Caxias do Sul (RS), the University Feevale (RS), Brazil, and visiting professor at l École de Technologie Supérieure, Canada. Dr. Eric Dorion leads a research group untitled Multidisciplinary Research on Innovation and Competitiveness. He participates as well in a research group untitled Strategy and Market Study. He acts as a member of the Editorial Board of the Journal of IMS Group, India, the Journal of Amity Business School, India, of the Revista de Ocio y Turismo, Spain, the International Journal of Global Business, USA, and the Caspian Journal of Applied Sciences Research, Malaysia. He participates as reviewer for Journals and events in Canada, China, the Netherlands, USA, UK, India and Brazil. Dr. Dorion has experience in the area of Administration, with emphasis in Business Administration, acting mainly in the following subjects: organizational studies, management of innovation and organizational intelligence, business strategy for small and medium companies, entrepreneurship and entrepreneurship education. Professor Dorion has established a research network with Chinese, Indian, North American and European colleagues and also lectured in Canadian, French and some Brazilian universities and companies. Dr Dorion is the Honorary Consul of Canada at Porto Alegre.

Gabriel Sperandio Milan, Universidade de Caxias do Sul

Bacharel em Administração de Empresas (UCS - Universidade de Caxias do Sul), Especialista em Administração em Marketing (UCS) e em Planejamento Econômico: Gestão Econômica da Empresa (UCS), Mestre em Engenharia de Produção na área de Qualidade e Gerência de Serviços (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Doutor em Engenharia de Produção na área de Sistemas de Qualidade (UFRGS). Professor e pesquisador na UCS e no CESF - Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha (coordenando cursos de Pós-graguação Lato Sensu em Marketing Estratégico, Gestão da Produção e Gestão Empresarial). Experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia Corporativa, Estratégias de Marketing, Marketing de Relacionamento, Satisfação, Retenção e Lealdade de Clientes e Serviços (Estratégias e Operações) e Comportamento do Consumidor. Consultor de empresas nas áreas de estratégia e mercado. Ganhador do Prêmio Mérito em Administração no Setor de Ensino em 2010, concedido pelo CRA RS.

Eliana Andrea Severo, Universidade de Caxias do Sul

Cursando Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Especialização em Gestão Ambiental com Ênfase na Indústria pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil. Experiência na área de Administração e Ambiental.

Paula Patricia Ganzer, Universidade de Caxias do Sul

Cursando Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Graduação em Administração pelo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha, CESF, Brasil. Atuou como Bolsista de Iniciação Científica Voluntária junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração, PPGA/UCS, no Projeto de Pesquisa Caracterização e Análise das Inovações no Setor da Saúde de Caxias do Sul.

Pelayo Munhoz Olea, Universidade de Caxias do Sul

Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsita do Instituto de Cooperação Iberoamericano, ICI/AECI. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC/RS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC/RS. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul, PPGA/UCS e Professor da Universidade FEEVALE. Tem experiência na área de Administração e Engenharia Mecânica, com ênfase em Gestão da Inovação Tecnológica, Qualidade, Manutenção Mecânica e Produção de Celulose e Papel, atuando principalmente nas seguintes áreas: gestão empresarial, planejamento estratégico, programa de qualidade, inovação e tecnologia.

Publicado

12-03-2014

Como Citar

Lima, P. P., Dorion, E. C. E., Milan, G. S., Severo, E. A., Ganzer, P. P., & Olea, P. M. (2014). INTERFACE, EMPREENDEDORISMO E RESILIÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO AMBIENTADO NA FLYTOUR VIAGENS E TURISMO LTDA. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 13(2), 391–424. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2787

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)