Receitas a serem seguidas? Mapeamento sobre o fenômeno “empreendedorismo de palco” em reportagens da web

Autores

  • Lauriene Teixeira Santos Universidade Federal de Lavras
  • Juliana de Oliveira Becheri Universidade Federal de Lavras
  • Izadora Ribeiro e Garcia de Oliveira Universidade Federal de Lavras
  • Paulo Henrique Montagnana Vicente Leme Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.18593/race.23769

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Empreendedorismo de palco, Reportagens da web

Resumo

Os estudos e pesquisas a respeito do empreendedorismo têm crescido ao longo do tempo. Contudo, o interesse sobre esse tema vai além do meio acadêmico, estendendo-se para a mídia de negócios. Assim, é possível verificar o surgimento do fenômeno “empreendedorismo de palco”, que recentemente tem ganhado espaço no mundo dos negócios. O objetivo geral do presente artigo é mapear, por meio de reportagens divulgadas na internet, em sites brasileiros, o que tem sido abordado sobre esse fenômeno. Espera-se que ao analisar o conteúdo dessas reportagens seja possível obter dados relevantes para fomentar uma discussão a respeito dessa temática. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa e exploratória. Como técnica de análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo, sob os preceitos de Bardin. Os resultados obtidos são apresentados e discutidos de acordo com as categorias de análise: definições sobre empreendedorismo de palco; falsas promessas; empreendedorismo como autoajuda; indústria do sonho; e foco voltado para ferramentas concretas. Assim, identificou-se que a abordagem das reportagens está voltada para um alerta aos leitores sobre o conteúdo difundido mediante o “empreendedorismo de palco”, mostrando que há um grande apelo motivacional, em detrimento de conceitos e práticas com embasamento teórico-científico. Nesse sentido, percebe-se que por intermédio do “empreendedorismo de palco” ideias equivocadas têm sido difundidas a respeito do empreendedorismo, pois este apresenta “receitas prontas” indicando que com o devido esforço os objetivos almejados são alcançados. Apresenta então, a ideia que uma mesma configuração serve para todas as pessoas e empresas.

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Biografia do Autor

Lauriene Teixeira Santos, Universidade Federal de Lavras

Mestranda em Administração - Departamento de Administração e Economia.

Juliana de Oliveira Becheri, Universidade Federal de Lavras

Mestranda em Administração - Departamento de Administração e Economia. 

Izadora Ribeiro e Garcia de Oliveira, Universidade Federal de Lavras

Mestranda em Administração - Departamento de Administração e Economia.

Paulo Henrique Montagnana Vicente Leme, Universidade Federal de Lavras

Professor Doutor em Administração - Departamento de Administração e Economia.

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Publicado

12-08-2020

Como Citar

Santos, L. T., Becheri, J. de O., Oliveira, I. R. e G. de ., & Leme, P. H. M. V. (2020). Receitas a serem seguidas? Mapeamento sobre o fenômeno “empreendedorismo de palco” em reportagens da web. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 19(2), 335–360. https://doi.org/10.18593/race.23769

Edição

Seção

Artigos teórico-empíricos