Satisfação e lealdade discente nas universidades públicas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/race.20840

Palavras-chave:

Ensino, Instituições Públicas de Ensino Superior, Alunos, Satisfação, Lealdade, ECSI

Resumo

Devido às mudanças do mercado e à necessidade do governo de fornecer educação aos cidadãos, o Brasil experimentou um processo de crescimento no ensino superior. Assim, de forma crescente, com transformações competitivas e constantes, as demandas por serviços de qualidade tornaram-se um denominador comum nas Instituições de Ensino Superior (IES), o qual expôs a necessidade de otimizar a gestão para que as instituições públicas melhorem seu desempenho em benefício dos estudantes. Ao contrário das outras empresas, que têm como objetivo a satisfação, essas IES geralmente percebem a satisfação como um meio para um fim. Ou seja, estudantes satisfeitos são estudantes leais. Assim, nesta pesquisa, o Modelo Europeu de Satisfação (ECSI) foi aplicado a 1.581 estudantes de 23 universidades públicas e livres no Brasil. Como resultado, observou-se que a satisfação é um fator determinante da lealdade. Entre os determinantes de satisfação, observou-se que a imagem, o tratamento das reivindicações e o valor percebido são os mais representativos. Dessa forma, a gestão eficiente da imagem da IES pública, o tratamento adequado das reivindicações dos estudantes e a percepção de que o investimento de esforço e tempo gerará ganhos futuros têm uma influência positiva e significativa na continuidade do aluno no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Betemps Kontz, Universidade Federal de Pelotas

Professor de administração e marketing na Universidade Federal de Pelotas no Centro de Engenharias.

Referências

Agustin, C., & Singh, J. (2005). Curvilinear effects of consumer loyalty determinants in relational exchanges. Journal of Marketing Research, 42(1), 96-108. DOI: https://doi.org/10.1509/jmkr.42.1.96.56961

Alves, H., & Raposo, M. (2007). Student satisfaction index in Portuguese public higher education. The Service Industries Journal, 27(6), 795-808. DOI: https://doi.org/10.1080/02642060701453288

Alves, H., Raposo, M., & Mainardes, E. (2010). O marketing no ensino superior: Comparativo Brasil-Portugal. Revista de Administração FACES Journal, 9(4).

Al-Refaie, A., Ghnaimat, O., & Ko, J.-H. (2011). The effects of quality management practices on customer satisfaction and innovation: A perspective from Jordan. International Journal of Productivity and Quality Management, 8(4), 398-415. DOI: https://doi.org/10.1504/IJPQM.2011.043007

Anderson, E. W., Fornell, C., & Lehman, D. R. (1994). Customer satisfaction, market share, and profitability. Journal of Marketing, 58(1), 53-66. DOI: https://doi.org/10.1177/002224299405800304

Biégas, S. (2009). A qualidade do relacionamento e a lealdade no comércio eletrónico. (Tese de Mestrado, Universidade Federal do Paraná, Centro de Pesquisa e Pós-graduação em Administração, Curitiba, Paraná, Brasil).

Boulding, K. E. (1968). The image. Ann Arbor Paperback..

Bronnemann, M. R. (2002). Marketing em instituições de ensino superior: A promoção do processo seletivo. (Dissertação de Mestrado, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, Santa Catarina, Brasil).

Brown, R. M., & Mazzarol, T. W. (2009). The importance of institutional image to student satisfaction and loyalty within higher education. Higher Education, 58, 81-95. DOI: https://doi.org/10.1007/s10734-008-9183-8

Byrne, B. M. (2013). Structural equation modeling with AMOS: Basic concepts, applications, and programming. Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9781410600219

Cavalheiro, E. (2015). Determinantes da estrutura de capital da micro e pequenas empresas: Uma abordagem comportamental. (Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil).

Cheng, Y. C., & Tam,W. M. (1997). Multi-models of quality in education. Quality Assurance in Education, 5(1). DOI: https://doi.org/10.1108/09684889710156558

Chiandotto, B., Bini, M., & Bertanccini, B. (2007). Quality assessment of the university educational process: An application of the ECSI model. In L. Fabbris, Effectiveness of university education in Italy (pp. 43-54). Heidelberg. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-7908-1751-5_4

Chitty, B., & Soutar, G. N. (2004). Is the European customer satisfaction index model applicable to tertiary education. Proceedings do ANZMAC 2004 Conference Wellington, Australian and New Zealand Marketing Academy, Wellington, 1-7.

Choi, K. S., Cho, W.-H., Lee, S., Lee, H., & Kim, C. (2004). The relationships among quality, value, satisfaction and behavioral intention in health care provider choice: A South Korean study. Journal of Business Research, 57(8), 913-921. DOI: https://doi.org/10.1016/S0148-2963(02)00293-X

Churchill, G. A., Jr., & Surprenant, C. (1982). An investigation into the determinants of customer satisfaction. Journal of Marketing Research, 19, 491-504. DOI: https://doi.org/10.1177/002224378201900410

Costa, F. J. (2007). A influência do valor percebido pelo cliente sobre os comportamentos de reclamação e boca a boca: Uma investigação em cursos de pós-graduação lato sensu. (Tese de Doutorado, Fundação Getúlio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo, São Paulo).

Centre for Quality Assurance and Evaluation of Higher Education, & Comite National d’Evaluation. (1998, September). Evaluation of European education: A status report. Report prepared for the European Commission, DG XXII.

Davies, S. (2002). Marketing in higher education: Matching promises and reality to expectations. Responding to Student Expectations, OECD report, pp. 103-114.

Eskildsen, J., Martensen, A., Gronholdt, L., & Kristensen, K. (1999, August 30-31). Benchmarking student satisfaction in higher education based on the ECSI methodology. Proceedings of the TQM for Higher Education Institutions Conference: Higher Education Institutions and the Issue of Total Quality, Verona, 385-402.

Eskildsen, J., Martensen, A., Gronholdt, L. and Kristensen, K. (1999) Benchmarking student satisfaction in

higher education based on the ECSI methodology. In Proceedings of the TQM for Higher Education

Institutions Conference: Higher Education Institutions and the Issue of Total Quality, Verona, 30 – 31

August, pp.385–402

Eurico, S., Pinto, P., Silva, J. A., & Marques, C. (2018). The ECSI model in higher education in tourism: A segmentation analysis in the Portuguese case. Turizam: Međunarodni znanstveno-stručni časopis, 66(2), 208-226.

Etzkowitz, H. (2009). Hélice tríplice: Universidade-indústria-governo: Inovação em movimento. EDIPUCRS.

Fornell, C., Johnson, M. D., Anderson, E. W., Cha, J., & Bryant, B. E. (1996) The American customer satisfaction index: Nature, purpose, and findings. Journal of Marketing, 60(4), 7-12. DOI: https://doi.org/10.2307/1251898

Goebel, M. A., & Miúra, M. N. (2004). A universidade como fator de desenvolvimento: Caso do município de Toledo-PR. Revista Expectativa, 3(3).

Gonçalves, E., Souza, J. C., Anunciação, L. P., Cruz, M. C. H., & Teixeira, E. S. (2010). Gestão da qualidade do atendimento ao cliente: Aplicação do método SERVIQUAL para mensuração da qualidade dos serviços prestados pela Fisiomed. Revista Eletrônica Gestão e Negócios, 1(1).

Grönroos, C. (1997). Keynote paper from marketing mix to relationship marketing: Towards a paradigm shift in marketing. Management Decision, 35(4), 322-339. DOI: https://doi.org/10.1108/00251749710169729

Hair, J. F., Anderson, R., Tatham, R., & Black, W. (2010). Análise multivariada de dados (6a ed.). Bookmam.

Helena, L. A. Satisfação do aluno: Satisfação do aluno, enquanto cliente, nas Instituições de Ensino Superior (IES). Anais do Congresso ENANGRAD, São Paulo, Brasil, 12.

Hopper, D., Coughlan, J., & Mullen, M. (2008). Structural equation modelling: Guidelines for determining model fit. Electronic Journal of Businness Research Methods, 6(1).

Joseph, M., & Joseph, B. (1997). Service quality in education: A student perspective. Quality Assurance in Education, 5(1), 15-21. DOI: https://doi.org/10.1108/09684889710156549

Justin, L. D., Jin, S., & Hubert, V. (2019). Effect of international students’ perceived service quality on the student's motivation, satisfaction, loyalty, and institutional image in higher education in China. International Journal of Science and Business, 3(2), 110-125.

King, R. (1995). What is higher education for? Strategic dilemmas for the twenty-first century university. Quality Assurance in Education, 3(4), 14-20. DOI: https://doi.org/10.1108/09684889510098140

Kontz, L., Schuler, I., & Palmeira, E. (2014). Turismo estratégico: Estudo sobre o potencial de desenvolvimento turístico a partir da criação de um parque temático. Revista Turismo y Desarrollo- TURYDES.

Kotler, P. (1994). Marketing Management: Analysis, planning, implementation and control. Prentice Hall.

Kotler, P. (1998). Administração de marketing: Análise, planejamento, implementação e controle (5a ed.). Atlas.

Lam, S. Y., Shankar, V., Erramilli, M. K., & Murthy, B. (2004). Customer value, satisfaction, loyalty, and switching costs: An illustration from a business-to-business service context. Journal of the Academy of Marketing Science, 32(3), 293-311. DOI: https://doi.org/10.1177/0092070304263330

Landon, E. L., Jr. (1980). The direction of consumer complaint research. Advances in Consumer Research, 7(1).

Leblanc, G., & Nguyen, N. (1999). Listening to the customer’s voice: Examining perceived service value among business college students. The International Journal of Educational Management, 13(4), 187-198. DOI: https://doi.org/10.1108/09513549910278106

Lee, J., Lee, J., & Feick, L. (2001). The impact of switching costs on the customer satisfaction-loyalty link: Mobile phone service in France. Journal of services marketing, 15(1), 35-48. DOI: https://doi.org/10.1108/08876040110381463

Letcher, D. W., & Neves, J. S. (2010). Determinants of undergraduate business student satisfaction. Research in Higher Education Journal, 6(1), 1-26.

Lopes, H. E. G., Pereira, C. C. P., & Vieira, A. F. S. (2009). Comparação entre os modelos norteamericano (ACSI) e Europeu (ECSI) de satisfação do cliente: Um estudo no setor de serviços. Revista de Administração Mackenzie, 10(1). DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-69712009000100008

Malhotra, N. K. (2011). Pesquisa de marketing: Foco na decisão (3a ed.). Pearson Prentice Hall.

Marchetti, R., & Prado, P. (2004, outubro-dezembro). Avaliação da satisfação do consumidor utilizando o método de equações estruturais: um Modelo aplicado ao setor elétrico brasileiro. RAC, 8(4), 9-32. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552004000400002

Martensen, A., Gronholdt, L., Eskildsen, J. K., & Kristensen, K. (2000). Measuring student oriented quality in higher education: Application of the ECSI methodology. Sinergie Rapporti di Ricerca, 9, 371-383.

Masserini, L., Bini, M., & Pratesi, M. (2018). Do quality of services and institutional image impact students’ satisfaction and loyalty in higher education?. Social Indicators Research, 1-25. DOI: https://doi.org/10.1007/s11205-018-1927-y

Moscovici. S. (1978). A representação social da psicanálise. Zahar.

Mowen, J. C. (1995). Consumer behavior (4a ed.). Englewood Cliffs: Prentice-Hall.

Neves, A. B., & Ramos C. F. (2002). A imagem das instituições de ensino superior e a qualidade do ensino de graduação: A percepção dos acadêmicos do curso de administração. Revista de Economia e Administração, 1(1), 75-84. DOI: https://doi.org/10.11132/rea.2002.9

Olshavsky, R. W., & Rosen, D. L. (1985). Use of product-testing organizations’ recommendations as a strategy for choice simplification. Journal of Consumer Affairs, 19(1), 118-139. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1745-6606.1985.tb00347.x

Palacio, A. B., Meneses, G. D., & Pérez, P. J. P. (2002). The configuration of the university image and its relationship with the satisfaction of students. Journal of Educational Administration, 40(5), 486-505. DOI: https://doi.org/10.1108/09578230210440311

Parasuraman, A., & Grewal, D. (2000). The impact of technology on the quality-value-loyalty chain: A research agenda. Journal of the Academy of Marketing Science, (28), 168-174. DOI: https://doi.org/10.1177/0092070300281015

Pate, W. S. (1990). Modeling consumer satisfaction, determinants of satisfaction, and post-purchase actions among, consumers of undergraduate higher education (Unpublished doctoral dissertation). University of North Carolina, Chapel Hill.

Petrick, J. F. (2002). Development of a multi-dimensional scale for measuring the perceived value of a service. Journal of Leisure Marketing, 34(2), 119-134. DOI: https://doi.org/10.1080/00222216.2002.11949965

Petrick, J. F. (2004). The roles of quality, value, and satisfaction in predicting cruise passengers’ behavioral intentions. Journal of Travel Research, 42, 397-407. DOI: https://doi.org/10.1177/0047287504263037

Ping, C. (1993). Accountability in higher education. The Ohio CPA Journal, 11-18.

Rosa, M. J., Saraiva, P., & Diz, H. (2000). Um modelo de excelência para instituições de ensino superior. Anais do Congresso Nacional da Qualidade, Lisboa, 1, 1-7.

Sander, P., Stevenson, K., King, M., & Coates, D. (2000). University students’ expectations of teaching. Studies in Higher Education, 25(3), 309-323. DOI: https://doi.org/10.1080/03075070050193433

Santos, P. H. (2016). Proposição e teste da escala ECSI adaptada para avaliação da qualidade no ensino superior (Dissertação de Mestrado, Centro Universitário UNA, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil).

Schumacker, R. E., & Lomax, R. G. (2004). A beginner's guide to structural equation modeling (2nd ed.). Lawrence Erlbaum Associates Publishers. DOI: https://doi.org/10.4324/9781410610904

Sheth, J., Newman, B. I., & Gross, B. L. (1991). Consumption values and market choice: Theory and applications. South Western.

Sun, K., & Kim, D. (2013). Does customer satisfaction increase firm performance? An application of American Customer Satisfaction Index (ACSI). International Journal of Hospitality Management, 35, 68-77. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2013.05.008

Thompson, B. (2004). Exploratory and confirmatory factor analysis: Understanding concepts and applications. American Psychological Association. DOI: https://doi.org/10.1037/10694-000

Tomio, J. L., & Souza, M. J. B. (2008). Satisfação dos alunos de administração com o curso e sua relação com a imagem e satisfação da IES. Revista de Negócios, 13(2), 105-121. DOI: https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n2p105-121

Turkyilmaz, A., Temizer, L., & Oztekin, A. (2018). A causal analytic approach to student satisfaction index modeling. Annals of Operations Research, 263(1-2), 565-585. DOI: https://doi.org/10.1007/s10479-016-2245-x

Wilkie, W. L. (1994). Consumer behavior. John Wiley & Sons.

Wilkins, S., & Balakrishnan, M. S. (2013). Assessing student satisfaction in transnational higher education. International Journal of Educational Management. DOI: https://doi.org/10.1108/09513541311297568

Zeithaml, V. (1987). Defining and relating price, perceived quality and perceived value. Cambridge: MSI.

Zink, K., & Vob, W. (1999, August 30-31). The new EFQM excellence model and its impact on higher education institutions. Proceedings of the TQM for Higher Education Institutions Conference: Higher Education Institutions and the Issue of Total Quality, Verona, 241-255.

Downloads

Publicado

23-03-2021

Como Citar

Hoffmann, R., Cavalheiro, Éverton, Kontz, L. B., & Martins, A. (2021). Satisfação e lealdade discente nas universidades públicas brasileiras. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 20(1), 133–152. https://doi.org/10.18593/race.20840

Edição

Seção

Administração