O papel desempenhado pelas mulheres no sistema cooperativo: um estudo em assentamento de Campos Novos – SC

Autores

  • Tania Maria dos Santos Nodari Universidade do Oeste de Santa Catarina/Unoesc
  • Rosalía Martinez García Universidad Pablo de Olavide de Sevilla/ UPO, Espanha.

Resumo

A luta pela terra no Brasil é reconhecida, por meio do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), como um dos movimentos sociais de maior organização no Brasil. Ele iniciou nas décadas de 1970/1980 e se tornou um fenômeno conhecido no mundo inteiro, adquirindo diversas conotações (política, social, econômica). Entre as estruturas adotadas nos assentamentos do MST estão as Cooperativas de Produção Agropecuária (CPAs), nas quais há a coletivização dos fatores de produção (terra, capital, trabalho). O trabalho resultou de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, realizado no Assentamento 30 de Outubro em Campos Novos, que objetivou descrever o papel desempenhado pelas mulheres nesta cooperativa. Foram entrevistadas as mulheres cooperadas e alguns homens e se identificou que as mulheres participam da cooperativa tanto no planejamento quanto na execução das atividades, entretanto, ainda existe um espaço a ser ocupado.

Palavras chave: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Assentamentos. Cooperativismo. Mulheres e agricultura familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tania Maria dos Santos Nodari, Universidade do Oeste de Santa Catarina/Unoesc

Doutora pela Universidade Pablo de Olavide de Sevilla, Espanha (Departamento de Ciências Sociais). . Professora da Área das Ciências Sociais Aplicadas da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, Brasil. tania.nodari@unoesc.edu.br

Rosalía Martinez García, Universidad Pablo de Olavide de Sevilla/ UPO, Espanha.

Doutora em Sociologia. Vice-reitora de Participação Social e professora da Universidade. Pablo de Olavide, de Sevilla, Espanha. 

 

Downloads

Publicado

03-08-2012

Como Citar

Nodari, T. M. dos S., & García, R. M. (2012). O papel desempenhado pelas mulheres no sistema cooperativo: um estudo em assentamento de Campos Novos – SC. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 11(1), 27–52. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2000