A CONTRIBUIÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA DE PNEUMÁTICOS PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Autores

  • Luciana de Almeida Araújo Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Reiner Alves Botinha Universidade Federal de Uberlândia
  • Edvalda Araújo Leal Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a contribuição da logística reversa nas etapas de gerenciamento adequado dos pneus pós-consumo: a reutilização, a reforma, a reciclagem e a incineração com aproveitamento de energia, com vistas ao desenvolvimento da sustentabilidade e à responsabilidade ambiental. Os procedimentos metodológicos adotados neste trabalho foram delineados pela pesquisa bibliográfica, e a tipologia de pesquisa utilizada caracteriza-se como exploratória e descritiva. A coleta de dados envolveu a técnica de documentação indireta, particularmente dados de fontes secundárias. Foram analisadas as informações disponibilizadas na web, como site de órgãos reguladores ambientais e de associações ligadas ao segmento de pneumáticos. A pesquisa expôs a importância da logística reversa em cada uma das etapas de gerenciamento do pneumático, e, principalmente, as vantagens representadas para a sustentabilidade ambiental, como trazer: possibilidade da reciclagem dos pneus inservíveis; benefícios ao ambiente com economia de recursos naturais; economia de recursos energéticos gastos na fabricação de borracha, aço e fibras têxteis e economia de outros tipos de combustíveis.

Palavras-chave: Logística reversa. Pneumáticos. Sustentabilidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana de Almeida Araújo Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Administração pela Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia.

Reiner Alves Botinha, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrando em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia.

Edvalda Araújo Leal, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Adjunta da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia, doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo; mestre em Ciências Contábeis pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo.

 

Endereço:

Av. João Naves de Ávila, 2121, Sala 1F215, Bairro Santa Mônica, Uberlândia/MG, CEP: 38400-902.

Downloads

Publicado

07-07-2014

Como Citar

Santos, L. de A. A., Botinha, R. A., & Leal, E. A. (2014). A CONTRIBUIÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA DE PNEUMÁTICOS PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 12(2), 339–370. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/1709