A RELAÇÃO DA PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL COM O CONSUMO DE PRODUTOS VERDES NO VAREJO

  • Sergio Silva Braga Junior UNESP - Univ. Estadual Paulista
  • Edgard Monforte Merlo FEARP/USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto/ Universidade de São Paulo
  • Dirceu da Silva

Resumo

O objetivo com a presente pesquisa foi avaliar a relação da preocupação ambiental do consumidor com sua efetiva declaração de compra de produtos verdes no varejo. Orientado por uma linha de pesquisa que busca explicar o fato de o comportamento ter como precedente a intenção e não a atitude, foi avaliado se a preocupação dos consumidores com o meio ambiente está sendo convertidas em intenção de compra e posterior declaração de compra. O problema que orientou a pesquisa pode ser expresso pela seguinte questão: a preocupação ambiental está relacionada com a intenção de compra para se tornar compra declarada de produtos verdes no varejo? Para responder a essa questão e atender ao objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de natureza quantitativa por meio de um survey com 1.233 consumidores reais de quatro capitais brasileiras, avaliando-se a percepção que eles possuem de si mesmos e dos outros. A análise de dados foi feita utilizando-se a modelagem de equações estruturais por meio do software SmartPLS 3.0. Os resultados indicam que os consumidores pesquisados não demonstram relacionar diretamente sua preocupação ambiental com a compra declarada de produtos verdes, que revelou ser formada pela intenção de compra. Isso foi observado nas duas condições, quando os consumidores responderam sobre a sua percepção e sobre a dos outros (sociedade).

Palavras-chave: Consumo verde. Preocupação ambiental. Varejo. Comportamento do consumidor.

 

The relationship of environmental concern with green products consumer in retail

 

Abstract

 

The purpose with this research was to evaluate the environmental consumer concern with their actual purchase statement for green products in retail. Guided by a line of research that seeks to explain the fact that the behavior has as a precedent the intention and not the attitude was assessed to consumer concern about the environment and these are converted into purchase intent and purchase later statement. The problem oriented research can be expressed by the following question: Environmental concern is related to the purchase intention to become declared purchase of green products at retail? To resolve this matter and meet the proposed objective, a quantitative research through a survey with the 1233 actual consumers of four brazilian capitals assessing his perception as an individual was carried out and as he watches others. Data analysis was performed using the structural equation modeling through SmartPLS 3.0 software. The results indicate that consumers surveyed do not demonstrate directly relate their environmental concerns with the purchase declared for green products, which were shown to be formed by purchase intent. This perception takes place in the two conditions, when they respond on their perception and when they answer about how he observes others (society).

Keywords: Green consumption. Environmental concern. Retail. Consumer behavior.

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Biografia do Autor

Sergio Silva Braga Junior, UNESP - Univ. Estadual Paulista

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho; Mestre em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo; Professor do Curso de Adminstração e do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio e Desenvolvimento da Universidade Estadual Paulista (Campus de Tupã)

Edgard Monforte Merlo, FEARP/USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto/ Universidade de São Paulo
Graduado em Economia, Mestre em Economia e Administração pela USP e Doutor em Administração pela USP
Dirceu da Silva
Graduado e Mestre em Fisica pela USP e Doutor em Educação pela UNICAMP

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Publicado
04-10-2016
Como Citar
Braga Junior, S. S., Merlo, E. M., & Silva, D. da. (2016). A RELAÇÃO DA PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL COM O CONSUMO DE PRODUTOS VERDES NO VAREJO. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 15(3), 821-842. https://doi.org/10.18593/race.v15i3.9621