Monitoração do ambiente externo: estudo de caso de um Cyber Café de Balneário Camboriú

Autores

  • Ênio Padilha
  • Pablo Peruzzolo Patrício

Resumo

O presente artigo foi desenvolvido com o intuito de verificar de que maneira uma pequena empresa monitora seu ambiente organizacional externo. O trabalho apresenta uma breve revisão sobre os conceitos de monitoração ambiental, componentes do ambiente externo e fontes de informações utilizadas para monitorar o ambiente externo. O artigo é um estudo de caso realizado com um Cyber Café de Balneário Camboriú, desenvolvido com base nas informações reportadas pelo proprietário do estabelecimento. A empresa estudada monitora no ambiente externo, de forma consciente, os setores cliente, concorrência e tecnológico; monitora, de forma inconsciente, os setores regulamentário, sociocultural e o econômico.
Palavras-chave: Monitoração ambiental. Fonte de informações. Ambiente externo.

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Publicado

03-09-2015

Como Citar

Padilha, Ênio, & Peruzzolo Patrício, P. (2015). Monitoração do ambiente externo: estudo de caso de um Cyber Café de Balneário Camboriú. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 5(2), 77–90. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/8747