A aglomeração produtiva de agroturismo em Venda Nova do Imigrante: estrutura e impactos na geração de riqueza local

Autores

  • Lucas Louzada Pereira Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Alcimar das Chagas Ribeiro Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Resumo

Este trabalho objetiva investigar, em uma primeira instância, a natureza do projeto agroturístico de Venda Nova do Imigrante e seus possíveis reflexos na dinâmica econômica do município. Aspectos metodológicos associados à temática da organização produtiva dos Distritos Industriais marshallinos, como: cooperação, senso de pertencimento, reciprocidade e aglomeração local são utilizados, juntamente com o cruzamento de indicadores econômicos locais/regionais, para entender a recente evolução econômica de Venda Nova do Imigrante, mostrando que tal projeto tem proporcionado externalidades positivas à economia de Venda Nova do Imigrante e municípios circunvizinhos.

Palavras-chave: Agroturismo. Distritos Industriais. Desenvolvimento Regional.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Louzada Pereira, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Mestrando em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Norte Fluminense - UENF -  Graduado em Administração com Habilitação Rural pela Faculdade Regional Serranda.

Alcimar das Chagas Ribeiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro


Possui graduação em Ciências Econômicas - Faculdades Integradas Bennett (1977), mestrado em Ciencias de Engenharia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (1998) e doutorado em Ciencias de Engenharia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2002). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: economia de aglomeração, competitividade, desenvolvimento local e organização produtiva em redes de pequenas firmas.


Downloads

Publicado

03-08-2011

Como Citar

Pereira, L. L., & Ribeiro, A. das C. (2011). A aglomeração produtiva de agroturismo em Venda Nova do Imigrante: estrutura e impactos na geração de riqueza local. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 10(1), 75–90. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/797