DETERMINANTES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO PROGRAMA TRAINEE DA EMPRESA JÚNIOR DE ADMINISTRAÇÃO (EJA) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)

  • Anielson Barbosa Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Vinicius Paiva Costa Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Saulo Oliveira Monteiro Dias Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Resumo

Neste estudo objetivou-se analisar os determinantes do processo de aprendizagem dos participantes do Programa Trainee da Empresa Júnior de Administração (EJA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A pesquisa, de caráter exploratório, configura-se como um estudo de caso qualitativo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com ex-participantes do Programa. Os resultados subsidiaram a identificação da estrutura do Programa Trainee da EJA, bem como os fatores facilitadores e limitantes do processo de aprendizagem dos Trainees. O Programa contribui para a formação profissional dos alunos, mas o volume de atividades e o nível de cobrança exagerados em alguns momentos podem afastar bons talentos da empresa. Participar de uma empresa júnior e interagir com o Movimento de Empresas Juniores durante a graduação pode ser enriquecedor ao proporcionar amadurecimento pessoal e profissional, além de orientar os alunos em relação aos rumos futuros de suas carreiras. Por outro lado, é preciso prudência para que o aluno não coloque a vivência na empresa júnior em nível de importância superior à formação acadêmica, uma vez que a integração entre teoria e prática, quando bem articulada, é determinante na carreira do administrador.

Palavras-chave: Aprendizagem. Programa trainee. Competências. Empresa júnior. Administrador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anielson Barbosa Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado e Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e do Departamento de Administração da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Coordenador do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento – NAC. Interesse em pesquisa nas áreas de Aprendizagem Gerencial e Organizacional, Gestão por Competências, Educação em Administração e Gestão Pública.

Vinicius Paiva Costa, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Graduado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba
Saulo Oliveira Monteiro Dias, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Graduado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Referências

ARAÚJO, Maria Valéria Pereira de. Programa de Trainee e Desenvolvimento das Competências Gerenciais: um estudo em uma grande empresa varejista brasileira. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2004.

ANDRADE, A. R. . O Curso de Administração, a Empresa Junior e a Formação de Consultores de Organização. In: VI Simpósio de excelência em gestão e tecnologia, 2009, Rio de Janeiro. VI Simpósio de excelência em gestão e tecnologia, 2009, Rio de Janeiro, 2009.

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

ARAUJO, M. V. P. ; ALMEIDA, S. T. ; LEITE FILHO, Carlos Alberto Pereira ; OLIVEIRA, A. A. R. . Os Programas de Trainee e o Desenvolvimento das Competências Gerenciais em uma Empresa Varejista. In: IV SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA - SEGeT, 2007, Resende-RJ. Anais do IV SEGet, 2007.

BIONDI, D.; ALVES, G. C. A extensão universitária na formação de estudantes do curso de Engenharia Florestal – UFPR. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambiental, v. 26, janeiro a junho de 2011.

BITENCOURT, C. C. . A Gestão de Competências Gerenciais e a Contribuição da Aprendizagem Organizacional. In: Encontro nacional dos Programas de Pos Graduação em Administração (ENANPAD), 2002, Salvador. XXVI ENANPAD 2002 - CD-rom, 2002.

COLBARI, A. Educação corporativa e desenvolvimento profissional na dinâmica sócio-cultural das empresas. Civitas (Porto Alegre), v. 7, p. 9-34, 2007.

COSTA, V. P. ; SILVA, A. B. . O Processo de Aprendizagem e Desenvolvimento de Competências em Programas Trainees: Um estudo brasileiro. In: XIX Encontro de Iniciação Científica (ENIC), 2011, João Pessoa. O Processo de Aprendizagem e Desenvolvimento de Competências em Programas Trainees: Um estudo brasileiro, 2011.

DOBERMANN, Lenise Mitidieri Garcia. O trainee e a construção do trabalhador flexível. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Aparecida Neri de Souza.

DOS SANTOS, R. V. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Revista Integração, ano XI, n. 40, p.19-31, janeiro a março de 2005.

ESTIVALETE, V. F. B. ; KARAWEJCYZ, Támara Cecília ; BEGNIS, Heron S M . O Desenvolvimento dos Gestores e os Estilos de Aprendizagem em uma Perspectiva de Aprendizagem Organizacional. In: XXIX Encontro da ANPAD - Enanpad, 2005, Brasília. Anais do XXIX Encontro da ANPAD - Enanpad, 2005.

FOX, S. From management education and development to the study of management learning. In: BURGOYNE, J; REYNOLDS, M. Management Learning: integrating perspectives in theory and practice. London: Sage Publications, 1997.

FREITAS, Julio Cezar del Rio Chagas De. ; MARIANO, S. R. H. Alinhamento entre as competências fundamentais demandadas pelos programas de “Trainees” de gestão e o ensino de graduação em administração: um estudo de caso na cidade do Rio de Janeiro. Organização & Estratégia, v. 3, n. 2, p. 158-177, maio a agosto de 2007.

FREITAS, Julio Cezar del Rio Chagas De. ; MARIANO, S. R. H. Alinhamento entre as competências fundamentais demandadas pelos programas de “Trainees” de gestão e o ensino de graduação em administração: um estudo de caso na cidade do Rio de Janeiro. Organização & Estratégia, v. 3, n. 2, p. 158-177, maio a agosto de 2007.

GHERARDI, S.; NICOLINI, D.; ODELLA, F. Toward a social understanding of how people learn in organizations. Management Learning, v. 29, n. 3, p. 273-297, 1998.

GODOI, Marília G.M. et al. A Influencia dos Programas de Trainee na Aprendizagem Organizacional. Artigo (Publicado por Semead XI FEA USP) Trabalho de Graduação Integrada em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo, 2008.

GONTIJO, Maria Cecília Lemos; MELO, M. C. O. L. Encontros e desencontros no processo de socialização organizacional: Um estudo de caso com profissionais contratados por meio de programas de trainees. Jornal Novos Horizontes, Belo Horizonte, p. 08 - 08, 01 abr. 2005.

KIM, Daniel. The Link Individual and Organizational Learning. Sloan Management Review, 1993.

LAVE, J.; WENGER, E. Situated Learning: legitimate peripheral participation. New York: Cambridge University Press, 1991.

LE BOTERF, Guy. Desenvolvendo as competências dos profissionais. Porto Alegre: Artmed, 2003.

LUZ, Ricardo. Programas de Estágio e de Trainee: como montar e implantar. São Paulo: Ltr, 1999.

MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MARTINS, Eduardo C. A influência do Sistema de Educação Corporativa no desenvolvimento das competências no Programa Trainee: um estudo de caso em uma organização do setor químico. Julho de 2008, 166 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo. São Paulo, julho de 2008.

MARTINS, Eduardo Caruso; DUTRA, J. S. ; CASSIMIRO, W. T. Programas Trainees no mercado de trabalho nacional: apresentação de resultados de pesquisa, 2007, São Paulo. Anais do X SEMEAD. Disponível em CD-ROM, 2007.

MORAES, Liege Viviane de; SILVA, M. A. ; CUNHA, C. J. C. A. A dinâmica da aprendizagem gerencial em um hospital. RAE-eletrônica, v. 3, n. 2, Art.18, jul./dez. 2004.

MORAES, Liege Viviane de; SILVA, M. A. ; CUNHA, C. J. C. A. Aprendizagem gerencial: teoria e prática. RAE-eletrônica, v. 3, n. 1, Art. 7, jan./jun. 2004.

MOURA, Maria Cristina Canovas de; BITENCOURT, C. C. . A Articulação entre Estratégia e Desenvolvimento de Competências Gerenciais. RAE Eletrônica, São Paulo, v. 5, n. 1, 2006.

NAKAYAMA, M. K. ; BINOTTO, E. ; ESTIVALETE, V. F. B. . Os estilos de aprendizagem gerencial facilitam a aprendizagem individual, coletiva e organizacional? Análise (Lisboa), Porto Alegre - RS, v. 1, n. 1, p. 311-327, 2002.

ROSA, Maria Virgínia de Figueiredo Pereira do Couto; ARNOLDI, Marlene Aparecida Ganzalez Colombo. A entrevista na pesquisa qualitativa: mecanismos para validação de resultados. 1. ed. 1.reimp. Belo Horizonte: Autentica, 2008.

SÁ, M. A. D. ; OLIVEIRA, Rodrigo Cesar Reis de ; HONÓRIO, José Bezerra . Integração em Empresas Juniores: é brincando que se aprende! . In: XXIX EnANPAD – Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2005, Brasília - DF. Anais do XXIX EnANPAD - Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Rio de Janeiro - RJ: ANPAD, 2005.

SILVA, Anielson Barbosa. Como os gerentes aprendem? São Paulo, Ed. Saraiva, 2009.

SILVA, D. M.; NUNES, L. A.; ARAGÃO, N. A.; JUCHEM, D. M. Relacionamento Interpessoal no Contexto Organizacional. In: V COIMBRA – Congresso Virtual Brasileiro de Administração. Dezembro de 2008.

TOLEDO, S; BULGACOV, Y. Cultura Organizacional e Identidade: Implicações dos Ritos de Passagem na Identidade de Jovens Executivos Trainees em uma Organização Multinacional. In: ENANPAD, 28, 2004, Curitiba. Anais... Curitiba, ANPAD, 2004, 1, CD-ROM.

VILLAS, A. E. F. . Programa Trainee: Análise de uma experiência brasileira. In: VI ENANGRAD, 1995, NATAL. A RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM NA ADMINISTRAÇÃO, 1995.

ZEFERINO, A. M. B. ; PASSERI, S. M. R. R. . Avaliação da Aprendizagem do Estudante. Cadernos da ABEM, v. 3, p. 39-43, 2007.

Publicado
30-03-2016
Como Citar
Barbosa Silva, A., Paiva Costa, V., & Oliveira Monteiro Dias, S. (2016). DETERMINANTES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO PROGRAMA TRAINEE DA EMPRESA JÚNIOR DE ADMINISTRAÇÃO (EJA) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB). RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 15(1), 275-298. https://doi.org/10.18593/race.v15i1.7573