METACOGNIÇÃO ESTIMULA CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS? UMA ANÁLISE EM PROFISSIONAIS DE ADMINISTRAÇÃO / Metacognition stimulates entrepreneur characteristics? an analysis in professionals of Administration

  • Raimundo Nonato Lima Filho Doutor em Administração (UFBA) Doutorando em Controladoria e Contabilidade (USP) Professor Adjunto (UNEB)
  • Adriano Leal Bruni Doutor em Administração (USP) Professor Titular (UFBA) Professor do Doutorado/Mestrado em Administração (NPGA) e Mestrado em Contabilidade (PPGCONT) da UFBA

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre o nível metacognitivo e as características empreendedoras de profissionais de Administração por meio de três instrumentos psicométricos. Participaram do survey 851 profissionais cadastrados no Conselho Regional de Administração do Estado da Bahia. A hipótese desta pesquisa defendia que quanto maior fosse o nível de metacognição dos respondentes, maior seria o nível de suas características empreendedoras. A partir da Modelagem de Equações Estruturais (MEE), os resultados indicaram que maiores níveis de metacognição promovem maiores níveis de características empreendedoras, indicando que 42,79% das características empreendedoras podem ser explicadas pela perspectiva metacognitiva. As contribuições desta pesquisa não se restringem à perspectiva teórica e acadêmica, mas também aos contextos profissional, econômico e social, uma vez que este estudo promove a evolução da qualidade profissional e os impactos social e econômico se tornam uma consequência natural desse desenvolvimento. 

Palavras-chave: Metacognição. Características empreendedoras. Modelagem de Equações Estruturais. Qualidade profissional.

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Publicado
12-08-2015
Como Citar
Lima Filho, R. N., & Bruni, A. L. (2015). METACOGNIÇÃO ESTIMULA CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS? UMA ANÁLISE EM PROFISSIONAIS DE ADMINISTRAÇÃO / Metacognition stimulates entrepreneur characteristics? an analysis in professionals of Administration. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 14(2), 427-450. https://doi.org/10.18593/race.v14i2.5922