CONSUMO NA BAIXA RENDA: INFLUÊNCIA DOS VALORES DE COMPRA HEDÔNICO E UTILITÁRIO NO ENDIVIDAMENTO / Consumption by low-income people: influence of the pleasurable and the utilitarian purchase values on the indebtedness

Autores

  • Felipe Gerhard Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Thiago Matheus de Paula Sousa Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Lucas Lopes Ferreira de Souza Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Helder Araujo de Carvalho Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Verónica Pañaloza Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.18593/race.v14i2.5917

Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar os valores de consumo hedônico e utilitário, bem como a influência desses valores sobre a conduta financeira dos consumidores de baixa renda.

Para tal, foi realizada uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, viabilizada por meio de um estudo de corte transversal único, cuja consecução foi obtida mediante a aplicação de um survey, no qual foram entrevistados 528 indivíduos. Para a análise dos dados, foram utilizados módulos de estatística descritiva e a técnica de modelagem de equações estruturais. Os principais resultados do estudo indicam que a maior parte dos entrevistados está endividada, apresentando maior valor hedônico de compra. Também se destaca o fato de o arquétipo teórico construído com base na literatura não ter alcançado valores de ajuste aceitáveis, demonstrando, além de uma frágil sustentação teórica, um baixo rigor científico das escalas utilizadas de atitude à dívida. Após a reespecificação do modelo teórico, observou-se que a presença hegemônica do valor de consumo hedônico em um indivíduo indica mais eficazmente se ele de fato se endivida.

Palavras-chave: Baixa renda.  Endividamento.  Consumo hedônico.  Consumo utilitário.

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Biografia do Autor

Felipe Gerhard, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestrando em Administração pela Universidade Estadual do Ceará.

Thiago Matheus de Paula Sousa, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará

Lucas Lopes Ferreira de Souza, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestrando em Administração pela Universidade Estadual do Ceará.

Helder Araujo de Carvalho, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestrando em Administração pela Universidade Estadual do Ceará.

Verónica Pañaloza, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professora Doutora do Curso de Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade Estadual do Ceará.

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Publicado

12-08-2015

Como Citar

Gerhard, F., Sousa, T. M. de P., Souza, L. L. F. de, Carvalho, H. A. de, & Pañaloza, V. (2015). CONSUMO NA BAIXA RENDA: INFLUÊNCIA DOS VALORES DE COMPRA HEDÔNICO E UTILITÁRIO NO ENDIVIDAMENTO / Consumption by low-income people: influence of the pleasurable and the utilitarian purchase values on the indebtedness. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 14(2), 797–824. https://doi.org/10.18593/race.v14i2.5917