APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NO SETOR FARMACÊUTICO: UMA ANÁLISE MULTINÍVEL A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS GESTORES
DOI:
https://doi.org/10.18593/race.v14i3.5898Resumo
Neste trabalho se teve o objetivo de compreender como ocorre o desenvolvimento da aprendizagem nos níveis individual, grupal e organizacional, a partir da percepção dos gestores de uma empresa do setor Farmacêutico. Para tanto, assumiu-se uma abordagem qualitativa, tomando a entrevista semiestruturada enquanto instrumento para a coleta de dados. As entrevistas foram realizadas com os gestores da empresa pesquisada. Como principais resultados, constatou-se que a aprendizagem, em múltiplos níveis (individual, grupal e organizacional), ocorre por vários meios na indústria farmacêutica, manifestando-se enquanto formas de compartilhamento que se configuram como fundamentais para a competitividade da organização.
Palavras-chave: Aprendizagem organizacional. Aprendizagem individual. Aprendizagem grupal.
Downloads
Referências
ARGYRIS, C. D. On organizational learning. Oxford: Blackwell Publishers, 1999.
ARGYRIS, C. D.; SCHON, D. Organizational learning II: theory, method, and practice. Reading, MA: Addison Wesley, 1996.
BIDO, D. S.; GODOY, A. S.; ARAUJO, B. F. V. B.; LOUBACK, J. C. Articulação entre as aprendizagens individual, grupal e organizacional: um estudo no ambiente industrial. Revista de Administração Mackenzie. São Paulo, v. 11, n. 2, p. 68-95, 2010.
BISPO, M. S.; MELLO, A. S. A miopia da aprendizagem coletiva nas organizações: existe uma lente para ela? Revista Gestão e Planejamento, Salvador, v. 12, n. 3, p. 728-745, 2012.
CALDEIRA, A.; GODOY, A. S. O processo de análise do ambiente e sua relação com a aprendizagem organizacional: um estudo de caso. REAd, v. 73, n. 3, p.779, 812, 2012.
CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 2.ed. São Paulo: SENAC, 2006.
CROSSAN, M.; LANE, H.; WHITE, R. An organizational learning framework: from intuition. Academy of management review, v. 24, n. 3, p. 522-537, 1999.
DEFILLIPPI, R.; ORNSTEIN, S. Psychological perspectives underlying theories of organizational learning. In: EASTERBY-SMITH, M.; LYLES, M. A. (Eds.). Handbook of organizational learning and knowledge management. London: Blackwell Publishing, 2003. p.19-37.
DIAS, G. P. P.; SAUAIA, A. C. A.; YOSHIZAKI, H. T. Y. Estilos de aprendizagem Felder-Silverman e o aprendizado com jogos de empresa. Revista de Administração de Empresas, v. 53, n. 5, p. 469-484, 2013.
DODGSON, M. Organizational learning: A review of some literatures. Organization Studies, p. 375–394, 1993.
EBOLI, M. Educação Corporativa no Brasil: Mitos e Verdades. 2. ed. São Paulo: Gente, 2004.
FIOL, M.; LYLES, M. Organizational learning. Academy of Management Review, v.10, n. 4, p.803-813, 1985.
FLASCHBERGER, E.; GUGGLBERGER, L.; DIETSCHER, C. Learning in networks: individual teacher learning versus organizational learning in a regional health-promoting schools network. Health Educ. Res, v. 28, n. 6, p. 993-1003, 2013.
HUBER, G. Organizational learning: the contributing processes and the literatures, Organization Science, v.l-2, n. 1, p. 88-115, 1991.
KIM, D. H. The Link between Individual and Organizational Learning. Sloan Management Review, v. 35, n. 1, p. 37–50, 1993.
MAIER, G.; PRANGE, C.; ROSENSTIEL, V. L. Psychological perspectives of organizational learning. In: DIERKES, M.; ANTAL, A. B; CHILD, J.; NONAKA, I. (Orgs). Organizational Learning and knowledge, New York: Oxford, 2001. p. 14-34.
MERRIAN, S. B. Qualitative research and case study applications in education. San Francisco: Jossey-Bass, 1998.
PAWLOWSKY, P. The treatment of organizational learning in management science. In: DIERKES, M.; ANTAL, A. B; CHILD, J.; NONAKA, I. (Orgs). Organizational Learning and knowledge, New York: Oxford, 2001. p. 61-88.
RUAS, R. L.; ANTONELLO, C. S. Repensando os Referenciais Analíticos em Aprendizagem Organizacional: uma Alternativa para Análise Multidimensional. Revista de Administração Contemporânea, v.7, n.3, p. 203-212, 2003.
SONAGLIO, A. L. B.; GODOI, C. K. ; SILVA, A. B. Estilos de Aprendizagem Experiencial e Aquisição de Habilidades: um Estudo com Discentes de Graduação em Administração em Instituições de Ensino Superior. Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), v. 14, p. 123-159, 2013.
TAKAHASHI, A. R. W.; FISCHER, A. L. Processos de aprendizagem organizacional no desenvolvimento de competências em instituições de ensino superior para a oferta de cursos superiores de tecnologia (CSTS). Revista de Administração Contemporânea, p. 818-835, 2010.
VERGARA. Métodos de coleta de dados no campo. São Paulo: Atlas, 2009.
VISSER, M. Gregory Bateson on deutero-learning and double bind: A brief conceptual history. Journal of the History of the Behavioral Sciences, v. 39, n. 3, p. 269–278, 2003.
WEICK, K.; WESTLEY, F. Aprendizagem Organizacional: confirmando um oxímoro. In: CLEGG, S. R.; HARDY, C.; NORD, W. R. (orgs.) Handbook de estudos organizacionais. São Paulo: Atlas, 2004. p. 361-388.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.