APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NO SETOR FARMACÊUTICO: UMA ANÁLISE MULTINÍVEL A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS GESTORES

Autores

  • Elen Cristina Albuquerque da Silva
  • Almir Martins Vieira Universidade Metodista de São Paulo
  • Edson Keyso de Miranda Kubo Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
  • Marcelo de Souza Bispo Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.18593/race.v14i3.5898

Resumo

Neste trabalho se teve o objetivo de compreender como ocorre o desenvolvimento da aprendizagem nos níveis individual, grupal e organizacional, a partir da percepção dos gestores de uma empresa do setor Farmacêutico. Para tanto, assumiu-se uma abordagem qualitativa, tomando a entrevista semiestruturada enquanto instrumento para a coleta de dados. As entrevistas foram realizadas com os gestores da empresa pesquisada. Como principais resultados, constatou-se que a aprendizagem, em múltiplos níveis (individual, grupal e organizacional), ocorre por vários meios na indústria farmacêutica, manifestando-se enquanto formas de compartilhamento que se configuram como fundamentais para a competitividade da organização.

Palavras-chave: Aprendizagem organizacional. Aprendizagem individual. Aprendizagem grupal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elen Cristina Albuquerque da Silva

Mestre e graduada em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo

Almir Martins Vieira, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) -2007

Graduado (1996) e Mestre (2001) em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Coordenador do Programa de Pós-Graduação (mestrado) em Administração e pesquisador da Cátedra de Gestão de Cidades da Universidade Metodista de São Paulo

Edson Keyso de Miranda Kubo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Doutor em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP)

Professor do programa de pós-graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Marcelo de Souza Bispo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor do programa de pós-graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Referências

ARGYRIS, C. D. On organizational learning. Oxford: Blackwell Publishers, 1999.

ARGYRIS, C. D.; SCHON, D. Organizational learning II: theory, method, and practice. Reading, MA: Addison Wesley, 1996.

BIDO, D. S.; GODOY, A. S.; ARAUJO, B. F. V. B.; LOUBACK, J. C. Articulação entre as aprendizagens individual, grupal e organizacional: um estudo no ambiente industrial. Revista de Administração Mackenzie. São Paulo, v. 11, n. 2, p. 68-95, 2010.

BISPO, M. S.; MELLO, A. S. A miopia da aprendizagem coletiva nas organizações: existe uma lente para ela? Revista Gestão e Planejamento, Salvador, v. 12, n. 3, p. 728-745, 2012.

CALDEIRA, A.; GODOY, A. S. O processo de análise do ambiente e sua relação com a aprendizagem organizacional: um estudo de caso. REAd, v. 73, n. 3, p.779, 812, 2012.

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 2.ed. São Paulo: SENAC, 2006.

CROSSAN, M.; LANE, H.; WHITE, R. An organizational learning framework: from intuition. Academy of management review, v. 24, n. 3, p. 522-537, 1999.

DEFILLIPPI, R.; ORNSTEIN, S. Psychological perspectives underlying theories of organizational learning. In: EASTERBY-SMITH, M.; LYLES, M. A. (Eds.). Handbook of organizational learning and knowledge management. London: Blackwell Publishing, 2003. p.19-37.

DIAS, G. P. P.; SAUAIA, A. C. A.; YOSHIZAKI, H. T. Y. Estilos de aprendizagem Felder-Silverman e o aprendizado com jogos de empresa. Revista de Administração de Empresas, v. 53, n. 5, p. 469-484, 2013.

DODGSON, M. Organizational learning: A review of some literatures. Organization Studies, p. 375–394, 1993.

EBOLI, M. Educação Corporativa no Brasil: Mitos e Verdades. 2. ed. São Paulo: Gente, 2004.

FIOL, M.; LYLES, M. Organizational learning. Academy of Management Review, v.10, n. 4, p.803-813, 1985.

FLASCHBERGER, E.; GUGGLBERGER, L.; DIETSCHER, C. Learning in networks: individual teacher learning versus organizational learning in a regional health-promoting schools network. Health Educ. Res, v. 28, n. 6, p. 993-1003, 2013.

HUBER, G. Organizational learning: the contributing processes and the literatures, Organization Science, v.l-2, n. 1, p. 88-115, 1991.

KIM, D. H. The Link between Individual and Organizational Learning. Sloan Management Review, v. 35, n. 1, p. 37–50, 1993.

MAIER, G.; PRANGE, C.; ROSENSTIEL, V. L. Psychological perspectives of organizational learning. In: DIERKES, M.; ANTAL, A. B; CHILD, J.; NONAKA, I. (Orgs). Organizational Learning and knowledge, New York: Oxford, 2001. p. 14-34.

MERRIAN, S. B. Qualitative research and case study applications in education. San Francisco: Jossey-Bass, 1998.

PAWLOWSKY, P. The treatment of organizational learning in management science. In: DIERKES, M.; ANTAL, A. B; CHILD, J.; NONAKA, I. (Orgs). Organizational Learning and knowledge, New York: Oxford, 2001. p. 61-88.

RUAS, R. L.; ANTONELLO, C. S. Repensando os Referenciais Analíticos em Aprendizagem Organizacional: uma Alternativa para Análise Multidimensional. Revista de Administração Contemporânea, v.7, n.3, p. 203-212, 2003.

SONAGLIO, A. L. B.; GODOI, C. K. ; SILVA, A. B. Estilos de Aprendizagem Experiencial e Aquisição de Habilidades: um Estudo com Discentes de Graduação em Administração em Instituições de Ensino Superior. Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), v. 14, p. 123-159, 2013.

TAKAHASHI, A. R. W.; FISCHER, A. L. Processos de aprendizagem organizacional no desenvolvimento de competências em instituições de ensino superior para a oferta de cursos superiores de tecnologia (CSTS). Revista de Administração Contemporânea, p. 818-835, 2010.

VERGARA. Métodos de coleta de dados no campo. São Paulo: Atlas, 2009.

VISSER, M. Gregory Bateson on deutero-learning and double bind: A brief conceptual history. Journal of the History of the Behavioral Sciences, v. 39, n. 3, p. 269–278, 2003.

WEICK, K.; WESTLEY, F. Aprendizagem Organizacional: confirmando um oxímoro. In: CLEGG, S. R.; HARDY, C.; NORD, W. R. (orgs.) Handbook de estudos organizacionais. São Paulo: Atlas, 2004. p. 361-388.

Downloads

Publicado

05-11-2015

Como Citar

Albuquerque da Silva, E. C., Martins Vieira, A., de Miranda Kubo, E. K., & de Souza Bispo, M. (2015). APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NO SETOR FARMACÊUTICO: UMA ANÁLISE MULTINÍVEL A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS GESTORES. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 14(3), 1091–1118. https://doi.org/10.18593/race.v14i3.5898