O que move o mercado acionário brasileiro?

Autores

  • Joana D'Arc Vieira Oliveira Universidade de Brasília
  • César Augusto Tibúrcio Silva Unb

Resumo

O objetivo principal deste estudo foi verificar a influência de notícias econômicas no comportamento agregado do mercado brasileiro no período de 1995 a 2008. Pela teoria moderna de finanças, nos preços dos ativos, está refletido o fluxo de caixa futuro descontado (ELTON et al., 2004). No entanto, pesquisas recentes na área de finanças comportamentais mostram que nem sempre o mercado é eficiente, e o investidor pode tomar decisões que não sejam totalmente racionais. Isso significa que o preço das ações reflete outras notícias que não estejam totalmente relacionadas aos “fundamentos” de um título. Tradicionalmente os estudos na área de finanças procuram determinar o impacto de uma nova notícia (como distribuição de dividendos, anúncio de investimento, fusão e aquisição) sobre o preço da ação de uma empresa. Entretanto, o impacto de diversas notícias sobre o comportamento do mercado não tem sido objeto de atenção das pesquisas sobre o mercado brasileiro. Este estudo analisou 168 meses entre 1995 e 2008, usando regressão linear múltipla com Ibovespa mensal como variável dependente, em que foram determinados os maiores resíduos no período estudado. A partir destes resíduos procurou-se uma explicação para o comportamento do mercado. Constatou-se, ao final da pesquisa, que em 30 dos 168 meses, entre agosto de 1998 e janeiro de 2001, estão concentrados 8 dos 15 maiores resíduos encontrados.

Palavras-chave: Finanças comportamentais. Mercado acionário. Ibovespa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana D'Arc Vieira Oliveira, Universidade de Brasília

Graduada em Administração pela Universidade de Brasília com dois artigos escritos,bolsista pelo PIC-CNPQ-Unb. Com um artigo premiado no 6º Congresso Usp, considerado melhor artigo na área de  mercado de capitais e financeiro. Nome: O Retorno a Longo Prazo de uma oferta Pública de Ações. Autores: Joana Oliveira, Luciana Gomes e César Augusto.

César Augusto Tibúrcio Silva, Unb

Possui graduação em Administração pela Universidade de Brasília (1983) e graduação em

contabilidade pela Unieuro (2006), mestrado em Administração pela Universidade de Brasília

(1988) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1996).

Atualmente é professor titular da Universidade de Brasília, atuando no mestrado de

Contabilidade. Foi diretor da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência

da Informação e Documentação (FACE) da UnB. Possui livros, artigos e trabalhos em

congressos nos seguintes temas: mensuração contábil, finanças de empresas,

demonstrações contábeis, avaliação de empresas e custos no setor público.

Downloads

Publicado

11-09-2012

Como Citar

Oliveira, J. D. V., & Silva, C. A. T. (2012). O que move o mercado acionário brasileiro?. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 10(2), 295–312. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/552

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)