Estratégia e competitividade sistêmica: estudo de caso do setor vitivinícola da serra gaúcha

  • Alyne Sehnem Universidade de Caxias do Sul
  • Adriana Locatelli Bertolini Universidade de Caxias do Sul
  • Valdecir Pereira Uveda Universidade de Caxias do Sul
  • Paulo Fernando Pinto Barcellos Universidade de Caxias do Sul

Resumo

O estudo teve por objetivo avaliar a competitividade sistêmica do setor vitivinícola gaúcho e caracterizar o Arranjo Produtivo Local (APL), a partir da cadeia produtiva dos vinhos finos. Para atingir os objetivos propostos, o presente trabalho foi realizado em duas etapas. Inicialmente, foi efetuada uma pesquisa exploratória por meio de revisão, análise e seleção de dados obtidos em fontes secundárias. Essa etapa subsidiou as entrevistas com especialistas do setor para esclarecer e confirmar dados analisados na pesquisa exploratória. A pesquisa identificou esforços estratégicos no setor vitivinícola para modificar o entorno deste, porém, com ausência de uma estratégia explícita compartilhada por todos, constatando assim, a falta de integração entre os participantes, o que acaba comprometendo sua competitividade. Com base nessas evidências, constatou-se que os determinantes da competitividade apresentados não representam fatores isolados ou estáticos, ao contrário, representam mecanismos dinâmicos que interagem entre si de forma sistêmica, gerando um ciclo virtuoso ou vicioso, dependendo dos resultados e oportunidades.

Palavras-chave: Estratégia. Competitividade sistêmica. Arranjos produtivos locais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alyne Sehnem, Universidade de Caxias do Sul
Acadêmica do Mestrado em Administração da UCS.
Adriana Locatelli Bertolini, Universidade de Caxias do Sul
Acadêmica do Mestrado em Administração da UCS.
Valdecir Pereira Uveda, Universidade de Caxias do Sul
Acadêmico do Mestrado em Administração da UCS.
Paulo Fernando Pinto Barcellos, Universidade de Caxias do Sul
Doutor em Engenharia de Produção, Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul.
Publicado
20-12-2010
Como Citar
Sehnem, A., Bertolini, A. L., Uveda, V. P., & Barcellos, P. F. P. (2010). Estratégia e competitividade sistêmica: estudo de caso do setor vitivinícola da serra gaúcha. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 9(1-2), 67-90. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/551