O ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DE FRUTICULTURA IRRIGADA DO VALE DO SUBMÉDIO DO SÃO FRANCISCO COMO OBJETO DE POLÍTICA / El Acuerdo Productivo Local del regadío de la fruticultura del Valle de Submedium de San Francisco como objeto de la política

  • Éder Lira de Souza Leão Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE-UAST)
  • Lúcia Maria Góes Moutinho Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE) Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural (PADR)

Resumo

O estudo buscou compreender, a partir de um olhar sobre as políticas, a expansão da fruticultura irrigada no Nordeste brasileiro, particularmente sobre o território do Vale do Submédio do São Francisco (Pernambuco/Bahia) que tem o mais importante Arranjo Produtivo Local (APL) de fruticultura do país. A base teórico-metodológica enfoca a discussão sobre os conceitos de políticas, território e APL. Também são utilizadas bases de dados estatísticos oficiais que complementam a descrição e a análise desse território. As políticas e ações que construíram historicamente e institucionalmente esse APL e promoveram as articulações e cooperações existentes podem ser divididas em três períodos: antecedentes da formação da infraestrutura e investimentos públicos e ações de “combate à seca” (até 1979); políticas e ações de base para a produção (entre 1980 e 1999) e políticas e ações de consolidação do APL (entre 2000 e 2011). Embora haja diversas ações desenvolvidas durante décadas, o território ainda necessita de políticas com ênfase na cooperação e inovação, em áreas consideradas estratégicas para a competividade externa, como logística, produção integrada de frutas, marketing, crédito e incentivos fiscais.

Palavras-chave: Políticas. APL fruticultura irrigada. Vale do submédio do São Francisco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Éder Lira de Souza Leão, Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE-UAST)

Professor UFRPE-UAST

Pesquisador do Núcleo de Economia Solidária da UFPE (NECSO)

Mestre em Administração e Desenvolvimento Rural - UFRPE

Bacharel em Ciências Econômicas - UFPE

Lúcia Maria Góes Moutinho, Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE) Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural (PADR)

Doutora em Economia de Empresas - Fundação Getúlio Vargas  (FGV)

Mestre em Economia - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduação em Economia - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Publicado
22-09-2014
Como Citar
Leão, Éder L. de S., & Moutinho, L. M. G. (2014). O ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DE FRUTICULTURA IRRIGADA DO VALE DO SUBMÉDIO DO SÃO FRANCISCO COMO OBJETO DE POLÍTICA / El Acuerdo Productivo Local del regadío de la fruticultura del Valle de Submedium de San Francisco como objeto de la política. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 13(3), 829-857. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/4611